Filipe, repito quantas vezes for preciso: a questão nem é tanto o que dizem as leis, mas sim de convencimento do autor.

Está nas mãos dos autores a solução imediata da questão.

Se o autor ou o detentor dos direitos não se opuser ao compartilhamento, a questão estará resolvida e de forma bem mais rápida.

Omar


----- Original Message ----- From: Filipe Saraiva
To: Projeto Software Livre BRASIL
Sent: Wednesday, February 25, 2009 18:45
Subject: Re: [PSL-Brasil] Campanha em apoio ao The Pirate Bay


Minha humilde opinião sobre o Gilberto Gil: http://liberdadenafronteira.blogspot.com/2008/06/banda-larga-cordel-e-cultura-livre.html

Omar as táticas de subversão, algumas vezes, são as únicas armas que forçam as mudanças em leis ou costumes em uma sociedade. As vezes, elas não são as únicas, mas são eficientes de alguma forma. Se você assistir ao "Good Copy Bad Copy", documentário sobre distribuição de materiais culturais e remixes, você verá a fala de um dos caras do The Pirate Bay. Ele diz algo como "vejo no The Pirate Bay uma organização de desobediência civil que visa forçar mudanças nas leis de copyright e direito autoral no mundo".

É uma subvesão, é um enfrentamento direto ao sistema. E, como já comentei antes, para o bem ou para o mal - me permitam ser um tanto maniqueísta apenas dessa vez? - esse julgamento terá algum resultado que será sentido pela comunidade de cultura livre, seja ela copyleft ou anti-copyright.

Se tomamos atitudes muito legalistas acerca do copyright, acabamos estagnados e estagnando as coisas - principalmente quando infligi-lo é algo tão banal quanto é hoje. Eu penso assim, podemos forçar essa mudança.



2009/2/25 Omar Kaminski <o...@kaminski.com>

Ao meu ver mais uma vez a famigerada inversão de valores ataca novamente.

Filipe, se você fosse um artista e vivesse do seu trabalho, gostaria que suas músicas fossem "compartilhadas" em P2P (e a vendagem dos seus cds caísse dramaticamente)?

Se sim, ótimo. Você (ainda) é parte de uma minoria.

A questão é: como virar esse jogo? Pregando a subversão, repito, não parece o melhor caminho... E alegando que os artistas são escravos das gravadoras, muito menos.

Só uma pergunta: por que Gilberto Gil não "compartilha" suas músicas de graça na Internet?? Por que ele (e tantos outros) continua vinculado a uma grande gravadora? Decerto porque ele quer, oras. Ou seja, ao que parece os grandes artistas, ou artistas já consagrados, preferem continuar vinculados a grandes gravadoras. Por falta de dinheiro para virar o jogo é que não é.

Se alguém conseguir resolver esses dilemas, teremos avançado na questão. Se não, vamos continuar andando em círculos.

Omar
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a