2009/2/25 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>:
> Acho que temos no Brasil uma parte da comunidade software livre que é
> conservadora e, finalmente, assume essa posição publicamente.
> Mas é bom ver tudo isso bem explícito  e claro.

Eu não me lembro de algum dia ter escondido a minha posição.

> Acho que não vamos fazer nenhuma síntese, ou chegarmos a um ponto comum.

Verdade. Acho que chegamos em pontos que são inegociáveis para vários de nós.

> Não tenho como somar esforços comuns na rede com quem defende a
> criminalização do ato de baixar conteúdos protegidos por copyright, ou a
> ilegalização do download, ou de controle do P2P... ou outras coisas do mesmo
> gênero. Tô do outro lado...do lado de quem baixa para uso pessoal, de quem
> estimula o compartilhamento P2P, sem fins lucrativo, de qualquer conteúdo
> cultural ou formativo. Do lado do conhecimento livre.

Eu acho isso extremamente incoerente e incompatível com o ideal do
software livre. De que vale uma licença se podemos desrespeitar o
direito de autor quando nos convém? Ou isso só vale pra música e
filmes, porque artistas, gravadoras e estúdios são mostros gananciosas
ávidos por privar as massas das bênçãos da cultura. As licenças que
mantém nosso software livre se baseiam no direito dos autores de
decidir o destino de suas obras. Sem esse direito, ou se pudermos
passar por cima deles quando nos convier (exemplo do fabricante de
cadeiras que copia o projeto do concorrente), não entendo bem o que
estamos defendendo.

> Agora só vou acompanhar o debate pq  não está me acrescentando muita
> coisa... ouvir os mesmos argumentos conservadores, repetidas vezes, e como
> se fossem verdades absolutas.

Não existem verdades absolutas, mas nesse contexto, certo e errado são
distintos como a noite é do dia.

Seguir as leis parece ser opcional por aqui, mas é uma opção da qual
eu não abro mão.

E, em tempo, eu não acho que o pessoal do TPB esteja fazendo algo
errado. É claro que o destino deles vai ser decidido por
tecnicalidades, mas também é claro que o compartilhamento de arquivos
em redes p2p é útil para um bom número de usos perfeitamente legais em
qualquer jurisdição.

Daqui a pouco vão querer proibir a posse de armas de fogo...