2009/3/2 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>:
> Já me manifestei publicamente aqui contra a condenação também.
>
> Me incomodou profundamente a postura de figuras importantes no nosso
> ambiente contra um valor que eu considero fundamental: o direito do
> criador de poder decidir o destino de sua obra.

Se um artista não quiser divulgar seu trabalho na rede não divulga, uai.
Agora, se divulgar, tem de entender as consequencias disso.
Querem toda a vantagem da rede, mas não querem
nem saber das desvantagens. Querem atingir as massas,
mas não querem que a massa os atinja de volta.
Então quem é que tá agindo através da lei de Gerson afinal?

E quem mais tá perdendo grana na verdade não são os artistas,
e sim as majors, isso é fato. Alguns artistas mais conhecidos
acabam comprando o discurso das majors porque já se consolidaram
e querem a facilidade de não precisar produzir mais nada e
ficar ganhando dinheiro pro resto da vida com grana de direito autoral.
Outros fazem porcaria, não tem público, mas jogam a culpa
na rede que "pirateou" suas músicas, muito fácil.

Sobre falar com o artista ou autor: até o Creative Commons tem
o mote de que "tudo é mais fácil de você não precisa de intermediários"!!!
Assitam good copy bad copy, por favor. Lá você vão ver vários exemplos
de como isso não funciona. Tem logo no início um DJ que fala que
se ele pudesse ele pagava todos artistas que sampleia, mas que mesmo
que ele tivesse toda essa grana, ou que todxs xs artistas com quem
ele falassem liberassem a música de graça pra ele, ia levar mais de
uma vida para conseguir reunir toda papelada buracrática necessária para tal.
Então faz-se o que? Acaba-se com a profissão dos caras?

Ficar defendendo que download tem de ser controlado só ajuda
os Azeredo da vida a tentar colocar a gestapo na internet.
São estas as justificativas que fazem com que tais leis surjam,
e então se instalem mecanismos que vão tirar cada vez
mais a nossa liberdade de navegar pela rede.

É isso que se quer?

Porque é pra onde alguns aqui estão caminhando.

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985