Olá Omar,

2009/3/24 Omar Kaminski <o...@kaminski.com>:
> Oi Everton,
>
> Tenho me mostrado contra o modo como se exige um "direito" de download.

Que modo? Temos que ver os contextos em que as coisas são colocadas. O
contexto do MPB é criar um modelo de negócios mais justo para quem
cria, produz e consume. O que queremos no MPB não é fazer download de
músicas de quem não quer. Não estamos preocupados com isso. Entende?
Queremos criar uma rede de quem quer liberar suas obras... Tu és
contra a esse modo?

> Do ponto de vista pessoal seria uma maravilha não precisarmos gastar comprando
> cds ou dvds -- mesmo que ignoremos que gastaríamos em hardware e/ou em
> conexão - só muda o modelo de negócios da "grande indústria" aí, de
> gravadoras para telecoms e fabricantes de hardware ou mídia .
>
> Mas do ponto de vista jurídico isso infelizmente não se sustenta, está mais
> para utopia do que para possibilidade, e abarca uma faixa de público muito
> propensa a desobediência civil como forma de contestação: os adolescentes.

Todos os pontos de vista dependem daquilo que as pessoas querem
disponibilizar e de que forma. Se querem liberar suas obras para
acesso livre com justa remuneraćão então, o problema é do ponto de
vista pessoal e jurídico de quem?

> Nada impede que se tente? É verdade. Mas espero que nada impeça que se
> conteste ou se critique. Senão como falei, os maiores radicais serão,
> ironicamente, os defensores da liberdade, os "bonzinhos" do outro lado do
> maniqueísmo.

A questão não é a contestaćão em sí, e sim a contestaćão do que? As
vezes caimos no erro de contestar até aquilo que concordamos, e por
isso, vira uma prática de apenas contestar por contestar. Não sei se é
o caso.

> E a conclusão que tirei, e já compartilhei, é que o resultado prático mais
> imediato pode ser obtido com a conscientização do autor para que,
> voluntariamente, permita o download de suas obras e adote esse modelo como
> viável,

Bom é isso que estamos querendo construir com o MPB.

> Talvez um dia o autor veja, perceba que não pode lutar contra isso e note
> que cada música que ele fizer vai cair na Rede... então teremos mais
> disponibilidade do que é possível aproveitar. Só resta saber se isso é bom -
> mas na certa parece melhor que a escassez.

Isso que queremos mostrar, mas isso nos da trabalho e dedicaćão de tempo.

Everton Rodrigues
ever...@softwarelivre.org
Jabber: volver...@jabber.org
GoogleTalk: evertonli...@gmail.com