Eric Jardim escreveu isso aí:

> É interessante levantar esta questão.
>
> Sabe-se que existe o "licenciamento dual" (este termo é vago), onde o
> autor (que é uma figura dúbia, já que podemos ter contribuições de
> todas as partes) pode optar por distribuir binários do software GPL
> com outra licença proprietária, desde que a versão proprietária não
> possua mais recursos que a livre.
>
> O problema é que o TWiki é feito em perl, e não vejo como distribuí-lo
> como binário. E mesmo que fosse possível, como o código é livre, ele
> teria acesso ao código publicado de alguma forma.

Na verdade tem como sim, apesar de não ser encorajado para uso em
produção. (veja perlcc(1))

Mas isso não vem ao caso. :)

> Afinal, o Peter Thoeny é o autor, e aparentemente ele aceita o fato,
> mesmo com todas as contribuições de outras pessoas? É possível ele
> abdicar deste direito ou permitir que outros distribuam binários por
> ele? Muito confuso.

Ele não é mais o único autor.  As notícias de copyright ainda vêm com
nome dele em parte porquê ninguém questiona isso (afinal ele tem o
mérito de ter iniciado o projeto), mas o fato de que ele não é _o_ autor
está mais ou menos claro no arquivo COPYRIGHT[1]:

  TWiki (TM) is Copyright (C) 1999-2007 Peter Thoeny, [EMAIL PROTECTED]
  and TWiki Contributors. ALL RIGHTS RESERVED. TWiki Contributors are
  listed in the AUTHORS file in the root of this distribution.

Qualquer decisão relativa ao licenciamento de um software com 95 autores
[0] _legalmente_ precisa de consentimento de todos eles. Isso tem
consequências, por exemplo:

1) a FSF pede a todos os contribuidores de softwares do projeto GNU que
assinem um termo cedendo copyright das suas contribuições à FSF, de
forma a facilitar eventuais relicenciamentos (e.g. a mudança eminente
para GPLv3)

2) os desenvolvedores do Linux (o kernel) não fazem isso, de forma que será
impossível relicenciar o Linux sob qualquer outra licença que não a
atual (GPLv2).

Mas como eu disse, na prática eu acho que nunca rolou isso de
relicenciamento do TWiki.

Referências:
  0. http://svn.twiki.org/svn/twiki/branches/MAIN/AUTHORS
  1. http://svn.twiki.org/svn/twiki/branches/MAIN/COPYRIGHT

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/