On 3/28/07, Fernando Aires <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Olá!
Vamos tirar alguns pelos dessa casca de ovo... ;-)

> (...)
> Na verdade, a gente tinha um ponto mais prático que ideológico.
> Um Centro Acadêmico pobre e sem repasse (como o CACo ;) )
> poderia fazer algum dinheiro vendendo essas cartilhas por 1 real.

A intenção da cartilha é divulgar o Software Livre e não ser fonte de
renda para grupos ou instituições.

*Restringir* (e não impedir) o uso comercial assegura que o trabalho
coletivo não venha se tornar fonte de lucro com apropriação indevida.
Exemplo prático: Os textos de Eitch foram usados no livro "Hackes"
(livro bizarro) sem que ele soubesse e sem ser beneficiado, pq a
licença permitia.

Como Terceiro já disse, essa clausula não inviabiliza a colaboração,
cópia, reuso nem as impressões que já fizemos dela.

No software a história é outra, aumentar a base de usuários
aumenta o valor do software, sendo assim é válido estimular
o uso comercial (também) de softwares livres.

> Mas, colocando a licença como non-commercial, coíbe-se esse
> tipo de ação.

Isso não é exatamente verdade. Vocês podem requerer ao
PSL-BA e o PSL-BA em consenso com os autores pode permitir
que vocês façam uso comercial da cartilha. (sem mudar a licença)

O caso é que o PSL-BA também precisa de dinheiro, então eu
acredito que seria interessante um pequeno repasse dessa venda
para o PSL-BA. Vocês querem vender por 1 real, eu proponho
que repassem 10 centavos por venda ao PSL-BA. Não precisa
colocar código de barras e fazer controle de vendas não...
Vocês declaram que venderam 20, nós acreditamos e vocês
nos repassam 2 reais. Pronto.

Proponho que o PSL-BA avalie dentro desses termos e eu
como um dos menores autores dou minha permissão nesses
termos ao CACo e ao DAComp-UFBA

Hasta!
 Aurium

   `-_---" "---_-´  Web Colaborativa: