Pedro Kröger escreveu isso aí:

> ja que voce é um cara que entende de licenças, poderia elaborar porque
> nao está gostando das licenças CC? (apenas por curiosidade)

Elas têm vários problemas práticos quando você precisa considerar os
trabalhos como software, e é o principal caso em que elas são
realmente incovenientes:

http://people.debian.org/~evan/ccsummary.html

Outro problema é que me incomoda ver as pessoas dizendo "ah, isso aqui é
Creative Commons" sem especificar qual licença específica é usada. Isso
parece ser fruto do grande hype que houve nos últimos anos com relação
à CC.

Outro argumento ainda é de que o framework Creative Commons com seu
espectro de licenças acaba criando muita confusão, já que é tudo
'livre', mas cada trabalho na esfera da 'cultura livre' tem termos
específicos de uso de acordo com as opções do autor.

Tem um texto muito bom sobre isso, que pega até bem pesado com o
movimento CC:

http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors0/nimustext.html

É um texto muito interessante. Eu não necessariamente concordo 100% (o
próprio texto parece se contradizer, às vezes), mas é muito
interessante.

Ele tem tradução em português (em 3 partes), que eu não li e não posso
dizer o quanto é fiel ao original:

http://remixtures.com/2007/01/copyright-copyleft-e-as-creative-anti-commons-parte-i/
http://remixtures.com/2007/01/copyright-copyleft-e-as-creative-anti-commons-parte-ii/
http://remixtures.com/2007/02/copyright-copyleft-e-as-creative-anti-commons-parte-iii/

Enfim, tenho pensando sobre essas coisas ultimamente. Minhas idéias
estão confusas, mas é mais ou menos isso aí.

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/