Amigos,
Como estudioso de direito eletrônico e propriedade intelectual devo pontuar que marca, patente e direito autoral são distintos. A marca para ser protegida no Brasil deve ser registrada perante o INPI indicando sua "área de atuação", por exemplo, software. Sendo assim, o Debian está registrado como marca nominativa, ou seja, somente o nome Debian, já o Suse está registrado como marca mista (nome e figura) - http://pesquisa.inpi.gov.br/MarcaPatente/servlet/LogoMarcasServletController?action=image&codProcesso=1393897 . Portanto não se poderia afirmar que o desenho da espiral seria uma cópia da marca Debian, pois ela não registrou como marca mista, mas somente a nominativa. Relembrando, a proteção à marca é nacional, portanto para se ter a proteção no Brasil deve-se registrá-la no INPI que é o órgão responsável.
Abraços,
André Pinto