Olá para todas e todos!

Estou entrando agora nessa discussão, em meio a tantas reclamações, de
tantas falas de que o fisl mudou, de que estão decepcionados, e que isso
e que aquilo.

Antes de mais nada é importante dizer que o diálogo é fundamental, que o
debate é a nossa melhor ferramenta de mudar os rumos dessa sociedade
individualista, opressora e machista.

Dito isso a minha avaliação de tudo isso é que o sucesso do fisl não
agrada a todas e todos.

Outra discussão que devemos discutir é como organizar um evento do porte
do fisl?

O fisl mudou sim, mas mudou para melhor. Estamos sempre corrigindo
erros, afinal não somos os donos da verdade, e quem não erra é porque
não faz. Disso não podemos esquecer.

Em Sáb, 2007-04-21 às 07:30 -0300, Fabianne Balvedi escreveu:

> [...]
> colocando duvidas sobre os rumos vislumbrados. Sempre dizia pra elas
> que sem a gente seria pior, que mesmo nao tendo a força da grana,
> podemos fazer a diferença, e voces podem comprovar isso atraves dos
> historicos
> de varias listas que participo. Cheguei ateh a brigar com amigos por
> causa do FISL.
> Mas este ano a coisa ficou feia demais e dei toda razão às criticas,
> pois nao teve-se mais como esconder que algo de muito errado estava
> acontecendo por lá. Sim, também teve muita coisa boa, mas...

Vamos falar então dessas coisas boas?

Pela primeira vez, a gente conseguiu montar um estúdio de rádio
comunitária no fisl, e isso somente foi possível porque a tangolomango
correu atrás de patrocínio.

Eu Fabs, e voce sabe bem disso, tentei construir coletivamente com quem
estava interessado na cultura do fisl.

Eu digo aqui com todas as letras. Não foi possível. E porque não foi
possível? Porque nós não conseguimos escrever o projeto. Porque sem
projeto não existe recursos financeiros. E sem recursos financeiros não
existe a possibilidade de construir qualquer coisa.

Nsa lista pra discutir a cultura, algumas pessoas gastaram tempo, e
muito tempo para debater questões que infelizmente não ajudou em nada e
serviu simplesmete para atrapalhar e ainda pior, fez com que o grupo
desacreditasse na lista.

Fabs, voce sabe o quanto é difícil construir as coisas de forma
coletiva, e se nós não nos empenharmos e fazer as coisas, de fato essas
coisas não acontecem

Ai eu te pergunto: Foi culpa do fisl a gente não ter conseguido
construir uma proposta de cultura para fisl? Foi culpa minha que assumi
essa tarefa? Afinal, de quem foi a culpa.

espero sua resposta a respeito disso. certo?

Mas vamos falar das coisas boas?

Olha, pela segunda vez também levamos o debate da economia popular e
solidária para fisl.

Levamos Paul Singer, para contribuir com o debate, e quem participou
dessa discussão ficou enormente satisfeito. Estamos a algum tempo fazer
essa discussão com a Cooperativa Colivre, a ong Ates, com o Fórum
Nacional de economia solidária, com a Secretaria Nacional de Economia
Solidária.

Saimos com muitas perspectivas do fisl sobre esse tema. E isso é muito
bom.

Estamos tentando levantar o debate para aqueles que acham que as grandes
emrpesas e corporações não ajudam tanto o software livre, que então,
montem suas cooperativas para desenvolver tecnologias livres.

Infelizmente esse assunto não tem sofrido eco. E porque?

Porque é dificil fazer as coisas coletivamente. Mas nós que fazer. Temos
que fazer senão ficaremos velhos e reclamões.

Para não nos tornarmos pessoas chatas e que reclamamos de tudo, temos
que fazer. E se achamos que as grandes empresas não ajudam e então a
sugestào é: "MONTEM SUAS COOPERATIVAS".

Teve encontro comunitário pra debater esse, palestra, conversas etc e
tal. Esse é mais um ponto para fisl que proporcionou isso.

A presença do Ettienne no fisl.  Alguém acha que isso foi fundamental? A
contribuição do Ettienne fica a cada dia melhor. Como é bom encontrar o
Ettienne em locais assim com suas idéias sempre sofrendo melhoras. E o
fisl proporcionou isso.

A parceria do Fisl com a Casa Brasil, inaugurou uma nova forma de
construir os nossos encontros. Ao invés de comprar o trabalho nós também
podemos construir trabalhando de fato. Foi bom para o fisl porque
economizou dinheiro, porque, passou conhecimento sobre a tv software
livre para um grupo grande de jovens que vem de todos os estados
brasileiros.

E bom pra nós, uma gurizada que sabemos fazer muita coisa e que
aprendemos muito mais com o fisl, e o fisl sabe que pode contar com
todos nós em vários locais do Brasil. E outros eventos de software livre
também podem.

Poderia ficar aqui falando de vários pontos. Mas, vou parar por  aqui
pra não escrever um tratado.

MAs tenho certeza que voce poderia falar de mais coisas boas, mas fale
pra não apenas das ruins. certo?

Uma avaliação não se faz levantando apenas as coisas ruins, mas as boas
também.

Acho que o fisl ainda precisa melhor num ponto que é fudamental, que é o
contato com os movimentos sociais.

Tem que levar o sofware livre para os movimentos sociais.

Eu tenho ajudado nesse processo. Mas precisa ter mais pessoas com essa
tarefa.

Esse ano levamos muitas pessaos do movimento de economia solidária, e
das rádios comunitárias, e temos tentado levar organizações que
trabalham com a Democratização das comunicações.

Mas ainda é uma ação timida mas que já começou e fisl certamente
aprofundará essa relação.

Acho que as grandes empresas vão ao fisl para buscar os melhores hackers
e contratá-los. Dessa forma além de ter os melhores ainda possuem um
movimento inteiro trabalhando não soluções dos seus problemas.

Isso é ruim? bom. acho que tem suas desvantagens. E qual nosso papel
tudo isso. Nosso papel é montar nossas empresas no formato de
cooperativas para não reproduziormos as mesmas relações de trabalho
alienado, e sim montar nossas empresas solidárias que se preocupam com o
meio ambiente. Que dividem a riqueza de forma justa, e não de forma
exploradora que estamos vendo no nosso dia-a-dia.

Vamos lá pessoal, vamos montar nossos cooperativas. Sigam o exemplo da
Colivre. Parabéns para Colivre.

> [...]
> Qual nao foi nossa surpresa ao encontrar no telecentro uma soluçao
> thinclient
> portando e fazendo propaganda de um software declaradamente
> proprietario?
>
> http://www.vimeo.com/clip:172321
>
> a declaração-pérola da entrevista:
> "a parte que os outros fizeram é livre e a parte que vocês fizeram é
> proprietária? - sim"
>
> Parasitismos à parte, se eh pra escancarar assim, entao que pelo menos
> se mude
> o nome do forum para pra FISLPNM -  Forum Internacional Software Livre

Isso realmente foi um erro. E a organização deve fazer uma retratação em
relação isso. A pessoa que cuidou dessa parte deveria estar atenta a
esse tipo de coisa, e se não esteve é porque já demontrou amadorismo. A
organização do fisl precisa estar atenta a essas coisas e colocar
pessoas mais experientes pra cuidar da mostra de soluções.

Nào da mesmo para aceitar que na mostra de soluções venha para o fisl
mostrar uma solução proprietária. isso é um absurdo e que não pode
ocorrer novamente.

MAs como eu disse, somente erra quem faz.

E isso não pode ser justificativa pra deixar acontecer novamente.
Defendo a proposta de uma auto-crítica da organização do fisl em relação
a esse assunto.

>         Apenas não podemos obrigar que as pessoas
>         comparaçam. Tu e outras pessoas contribuem para a nossa
>         comunidade. Lamento tua decisão de afastar-se. Mas assim é a
>         vida. Nós
>         seguiremos nosso rumo.
>

> Pois é, meu problema é jós ustamente com esse rumo aí, que eu já não
> tenho mais certeza de qual é. Principalmente quando me dei conta de
> que toda e qualquer tentativa que fizemos de intervir criticamente
> sobre a maneira como estava sendo conduzida a cultura no FISL foi
> completamente ignorada.

Disso eu posso discordar de voce. A lista da cultura esteve aberta e eu
tomei esse cuidado de levar essa discussão abertamente.

MAs nós não conseguimos escrever sequer um projeto. Voce sabe disso? Se
alguém quiser ver o histórico da lista verá a que nível a discussão
chegou. E voce não tem esse direito. Não mesmo.

Peço com todo o respeito que tenho por voce que voce refaça sua fala.
Corrija essa fala, porque ela não condiz com os fatos.

O gt-cultura não conseguiu enviar uma proposta. Esta la na lista. Tudo
documentado.

> O debate sobre cultura livre URGE, mas a cultura lá dentro é
> claramente, explicitamente e implicitamente, monopolizada pelo Criei
> Tive Como. Tudo que discutimos na lista do edGT-cultura foi ignorado,

Repito, o gt-cultura não teve propsta.

> vetaram a mesa de cultura livre proposta pelo g2g, deturparam o
> conceito de TV Livre pra se referir a uma simples mostra de videos (tv
> gratis?)

Fabs, acho que voce nao acompanhou todo o processo. Foi aberto uma
chamada de trabalho para a mostra de vídeos. Mas, voce sabe quantas
pessoas mandaram vídeos para a mostra? voce mandou algum? Voce sabe de
alguem que tenha enviado?

> e finalmente acabamos descobrindo que a FGV registrou o nome Criei
> Tive Como e sequer falou com o Balbino sobre isso, alem de nao nao
> dizer sob qual licença de uso...

Opa. Se isso confere, acho que podemos debater sobre isso. Devemos
discutir com a FGV e tentar reverter isso.

> [...]
> encerramento do FISL. Eles sequer se deram ao trabalho de procurar
> artistas que já usam SL, e sim eles, existem também!
>
> O show estava vazio *de novo*, tinha seguranças ridiculamente tentando
> fazer o pessoal parar de dançar (a Claudia Archer ficou indignada!) E
> ainda tivemos de ouvir uma pessoa do festival arrotar na nossa cara:
> fomos convidados, nao precisamos nem pagar pelo espaço, somente pela
> infra-estrutura... isso é verdade? mesmo que não seja, por que será
> que essa pessoa se sentiu à vontade pra falar isso?

Realmente o local não era adequado. A Fiergs não facilitou nada para
desenvolver como a produção queria.

> Então já deu pra ter uma boa ideia do que sentimos ao perceber o tipo
> de cultura que o FISL vem apoiando declaradamente, uma vez que se
> coloca como realizador do festival CtC tambem. A maior contribuiçao
> que grupos como o Estudio Livre e o Midiatatica poderiam dar ao FISL
> foram totalmente desprezadas e ignoradas. Tenho alertado sobre os
> problemas do CtC desde o ano passado, mas nada parece ter mudado neste
> cenário (minto, eles receberam um espaço muito maior e melhor
> localizado.) e a cultura propagada por eles continua sendo apenas a do
> mero entretenimento.

Esse tema da cultura a gente tem discutido. A tangolomango tem assumido
a tarefa de ajudar nesse processo. De fato essa discussão deve ser
ampliada mesmo. Mas repito o gt-cultura foi incapaz de fazer uma
proposta.

Vamos ver se para o fisl9 o gt-consiga escrever um projeto. E ai sim
poderemos saber se o fisl irá ou não dar atenção.

Esse ano não ia ter nenhuma banda local na cultura, e discutimos com a
tangolomango e eles acitaram a sugestão.

Mas acho que tudo devemos discutir.

> Ouvi da organizaçao que o questionamento da licença de uso de imagem
> do FISL era um fogo amigo desnecessário, e que tudo que se queria eh
> que outras pessoas nao ganhassem dinheiro em cima das palestras, que o
> trabalho da ASL pra fazer o FISL era muito grande pra outros ficarem
> ganhando dinheiro em cima dele. Eu fiquei tao estupefacta com essa
> declaraçao que nao consegui nem reagir direito na hora...

Fabs, a organização do fisl não disse isso. Se alguém que estava na
organização do fisl disse isso, ela não fala pela organização e sim por
sí mesma.

Gostaria muito de saber o nome da pessoa para a gente resolver, mas ai é
com voce se nos dará o nome ou não. Se não nos dar o nome de quem disse
essa barbaridade não poderemos resolver.

> [...]
> proprietario pode vender o codigo dele em cima do que outros fizeram
> atraves de muito trabalho voluntario, mas as palestras do fisl soh
> podem ser vendidas pela ASL (a licença nao deixa claro que o
> palestrante, que pagou sua propria passagem e estadia e nao cobrou
> pela sua palestra, tb pode fazer isso)? Se os programadores sao
> incentivados a liberar seus codigos de programaçao, mesmo pra uso
> comercial (nem GPL, nem BSD, nem OSD impedem uso comercial), porque a
> ASL nao libera a programaçao de seu precioso FISL tambem sem restriçao
> de uso comercial? Um peso, duas medidas?

Sobre esse tem confesso que não me envolvi, mas apartir de agora
pretendo me envolver.

Eu defendo que seja tudo liberado. Não acho justo que todo o material
seja restrito, até porque, todas as palestras do fisl7.0 estão no site
pra download.

Do fisl8.0 não pode ser diferente.

> Me recuso a continuar participando dessa palhaçada, "se a Globo quer
> usar a minha música, que libere a sua novela."

Fabs, eu vou levar a palhaçada como voce disse para o bom lado. Acho que
as palhaçadas não são necessariamente ruins.

Mas acho que deves avaliar melhor o processo. Antes de sair por ai
descosiderando e achando que ta tudo errado no fisl.

Tem miuta coisa boa acontecendo e voce não em conseideração nenhuma
dessa boas coisas.

Errar faz parte do processo de que faz. Continuar comentendo os mesmos
erros é que é ruim.

Todos os erros do fisl podem ser corrigidos, e disso eu não tenho
dúvida.

Mas, lembre-se que quem organiza o fisl são pessoas, ou melhor um grupo
de pessoas. E pessoas que tem formas diferentes de fazer as coisas, nós
não precisamos concordar com tudo e acho que muitas coisas poderiam ser
diferentes, mas tambmém não posso exigir que tudo seja como eu quero.

E acho que voce não deve também querer que tudo seja como voce vê as
coisas.

Eu mesmo tenho assumido de levar o software livre para os movimentos
socias e trazer esses movimentos para o fisl. Tenho feito isso sozinho,
e agora mais pessoas começam a ajudar.

Algumas pessoas não concordam com isso. Acham que é muito ruim a
política no fisl, mas e ai? O que devemos fazer?

Mesmo que essas pessoas discordem da idéia da gente fazer política com o
software livre, vamos levando essa discussão. Essas pessoas acham que
somente escrever código basta.

Mas, o software livre antes de mais nada é uma decisão política. As
pessoas podem negar isso, mas isso é um fato.

Não é fácil construir um evento como esse. É muita coisa pra pensar e
fazer. E por isso temos que a cada dia resolver erros.

Everton

> //fabs
>
> --
> Fabianne Balvedi
> Linux User #286985
> http://fabs.estudiolivre.org
> "se a Globo quer usar a minha música,
> que libere a sua novela."
> giuliano djahjah

Everton Rodrigues

Projeto Casa Brasil
www.casabrasil.gov.br
Fone: 61-3424-3893 / 61-84450560

Participe do maior evento de T.I do Brasil
http://fisl.softwarelivre.org
8º Fórum Internacional Software Livre - fisl8.0
12, 13 e 14 de abril de 2007 -
Porto Alegre, RS, Brasil