2008/10/13 Marco Lima <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]

Oi Marco,

Normalmente quem participa de movimento estudantil tem uma visão mais
ampla do que pode ser benéfico não apenas para o seu grupo, mas tb
para a sociedade.
Dessa forma, é comum ver opiniões favoráveis a liberdade do exercício
da profissão no movimento estudantil, principalmente se houver alguma
participação tb no movimento de soft. livre.

Mas a verdade é que grande parte da "massa" de estudantes não está
preocupado com isso, o cara quer é que haja restrição no mercado de
trabalho justamente pra garantir que ele terá o seu emprego ao se
formar.
Isso é muito visível no pessoal de faculdade particulares, onde o cara
investiu uma grana, e quer ter um retorno garantido, com um mercado
que seja obrigado a contratá-lo e onde ele não vai perder a vaga na
empresa pra um cara que apenas leu livros e não gastou nada.
Dentro das universidades públicas o debate ainda é um pouco mais
aberto, só que mesmo assim, a maioria é favorável a regulamentação com
tudo que ela tem direito, do tipo, quanto mais restrita, melhor.

Claro, há excessões. Existem tb os que defendem a regulamentação não
como forma de garantir a restrição no mercado de trabalho, mas como
uma tentativa de melhorar a qualidade da profissão e defender a
sociedade contra os maus profissionais.

Olha, eu tenho visto várias realidades, e aqui na comunidade de soft.
livre é possível ver diversos exemplos de pessoas que não tem formação
acadêmica, mas que são ótimos profissionais.
Mas eu me pergunto se isso é a regra ou se é excessão. Porque tenho
visto muitos profissionais  que graças a idéia do "next", "next",
"next", resolve abrir uma empresa de informática sem conhecimento
técnico necessário.
Dai esse tipo de cara acaba atendendo mal os clientes e estes por suas
vez, acham que todo "cara de informática" é picareta.
Isso precisa ser pensando, como evitar os "maus profissionais"

Teoricamente o mercado tende a excluir os maus em favor dos bons, mas
a questão é que como todo mundo hj é da "área de informática", dá
difícil o mercado conseguir selecionar a tempo, e os maus estão se
proliferando :-)

--
Paulo Henrique de Lima Santana
www.phls.com.br