Concordo plenamente.Mas que tal ce mandar pra lista os seus pepinos nos problemas?Talvez nos ajudemos...Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
on 14.03.04 18:18, niski at [EMAIL PROTECTED] wrote: Alguem sabe se existe algum manual com as solucoes do livro (qualquer um) de analise do Elon? Seria
Isto ai e meio relativo:existem longuissimas soluçoes geometricas e curtas soluçoes trigonometricas para certyos problemas...Por exemplo eu deduzo Stewart com Trigonometria em no maximo um terço de pagina.E voce (ainda) nao percebeu que Stewart e no fundo uma Lei dos Cossenos?Agora refaça suas
Ja to cheio de so escrever, e hora de eu mostrar
alguma coisaAgora tenho que mostrar (de novo)
o meu valor
Pegue O, centro da circunferencia, e designe SPDG
(WLOG) raio=1/2.Entao, tomando os menores
angulos,
MB=sen (MOB)/2=sen (36+e)
MD=sen (MOD)/2=sen (108+e)=sen (72-e)
MA=sen
: Dirichlet poderia ser um pouco mais
cordial nas
suas respostas.
-Original Message-
From: [EMAIL PROTECTED]
[mailto:[EMAIL PROTECTED] On
Behalf Of Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
Sent: Monday, March 15, 2004 10:02 AM
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: Re: [obm-l] En: Putnam
Message -
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Monday, March 15, 2004 3:15 PM
Subject: Re: [obm-l] Livros de quimica e
fisica para provas do ITA/IME
Eu tambem vou prestar, queridinho...So que
agora to na USP-Sao Carlos, algo que nao da
Que nem os caras do MIT que foram a um tour em Las Vegas?
Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
on 16.03.04 12:05, Nicolau C. Saldanha at [EMAIL PROTECTED] wrote: On Tue, Mar 16, 2004 at 09:47:33AM -0300, [EMAIL PROTECTED] wrote: Olá, pessoal! No jogo de vinte-e-um, cada jogador recebe duas
muitos livros citadosna página, os quais serão verdadeiramente *úteis* se, realmente, houveinteressante pelo assunto.----- Original Message -From: "Johann Peter
Gustav Lejeune Dirichlet"<[EMAIL PROTECTED]>To: <[EMAIL PROTECTED]>Sent: Monday, March 15, 2004 8:07 PMSubjec
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 14:25, Johann Peter Gustav Lejeune
Dirichlet at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Neste caso I e a identidade, certo?
Sim.
Assim sendo, fazendo essa coisa classica, fica
algo como
(a+bi)^1999=1999.Podemos tentar escrever na
forma
Acho que ja ouvi isso em algum lugar...
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu:
Fatorar numeros grandes pode dar uma boa grana,
cortesia da RSA Security,
Inc. (mas certamente ha formas mais faceis de
se ganhar dinheiro)
Deem uma olhada aqui:
Claro, todos os transcedentes!!
--- Nicolau C. Saldanha
[EMAIL PROTECTED] escreveu: On Wed, Mar
17, 2004 at 10:14:47PM -0300,
Claudio Buffara wrote:
Alias, falando nisso, como provar que uma
tal extensao eh diferente de R?
Realmente, esta é a dificuldade.
Por esta resposta,
Quanto se ganharia de tempo com isso?
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 12:40, [EMAIL PROTECTED] at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Realmente, esta é a dificuldade.
Por esta resposta, eu imagino que os
matematicos nao sabem nem como comecar
a resolver esse
Vi isso agora...Mas ta um pouco perto...Talvez os
numeros diofantinos sirvam, ne?
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 17:37, Johann Peter Gustav Lejeune
Dirichlet at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Claro, todos os transcedentes!!
Nao. Pi e 1 - Pi sao transcendentes
Apesar dfe que o fato de implemenmta-lo e um
verdadeiro lixo...Mas e provavel que de para
melhorar.
Mais especificamente o algoritmo e polinomial em
termos do tamanho do primo, e do numero de
digitos.
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 17:30, niski at [EMAIL PROTECTED]
Puro suor...
0 0
1 1
2 4
3 1
4 0
5 1
6 4
7 1
8 0
9 1
Vejamos as somas com 0, 1, 4
0+0+0=0
0+0+1=1
0+0+4=4
0+1+1=2
0+1+4=5
0+4+4=0
1+1+1=3
1+1+4=6
1+4+4=9
4+4+4=4
So nao aparece o sete...
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 17:29, Johann Peter Gustav Lejeune
E como eu sempre digo: tando certo ta valendo!
PS.:Veja a do Morgado...
--- niski [EMAIL PROTECTED] escreveu: Ah! De
trás pra frente não vale né!?
Somatorio[n=1 , +inf] [(1/n)*p*(1-p)^(n-1)]
[...]
Calcule a série de Taylor de ln(1-x) em
relação a x.
--
Niski -
Eu costumava escrever despoluido...
--- Leandro Lacorte Recova
[EMAIL PROTECTED] escreveu: Gostei da
palavra higienizado !!!
Saudacoes Prof. Morgado,
Leandro.
-Original Message-
From: [EMAIL PROTECTED]
[mailto:[EMAIL PROTECTED] On
Behalf Of Augusto Cesar de Oliveira Morgado
Caiu algo assim na IMO...
--- Domingos Jr. [EMAIL PROTECTED]
escreveu: Para toda seq. de reais a_1, a_2, ...
defina
uma q-soma como sendo a soma de
q termos consecutivos da seq., ie: a_i,
a_{i+1}, ..., a_{i+q-1}
Qual é o tamanho máximo de uma seqüência com as
propriedades:
- toda 7-soma
Esta era minha ideia inicial...Foi por isso que
eu perguntei a forma trigonometrica matricial,
oras!
Bem, eu nao acho facil escrever os tais complexos
tao pretendidos(ou pretensos...), e mais facil
escrever
--- Rafael [EMAIL PROTECTED] escreveu:
Claudio,
Primeiramente, obrigado pela
Apos um belo desenho tenho alguma ideia...
Seja N o ponto do navio e N` o ponto mais proximo
do navio e que fica na praia.Com uns Pitagoras
BN`^2=1-x^2
(200+BN`)^2+100^2=(160+x)^2
Ai e so achar BN` e calcular as coisas
necessarias.
--- Rafael [EMAIL PROTECTED] escreveu:
Pessoal,
Nossa, isso doi!Mas a ideia e otima.Nao muito boa
mas original...
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
19.03.04 00:41, Rafael at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Pessoal,
Deparei-me com o seguinte problema:
Um navio segue um curso paralelo a uma costa
retilínea a 100 km
Isto e quase fato.Mas que tal usar series nisso
ai so para aproximar as contas? Nao se sesta
muito interessado em rigor...
--- niski [EMAIL PROTECTED] escreveu: Bom
Rafael, mas seu pudesse calcular log(10,2)
com uma calculadora eu
posso entao resolver o problema com a mesma,
concorda?
Lejeune Dirichlet wrote:
Vi isso agora...Mas ta um pouco
perto...Talvez os
numeros diofantinos sirvam, ne?
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
18.03.04 17:37, Johann Peter Gustav Lejeune
Dirichlet at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Claro, todos os transcedentes
A ideia, Rafael, e que nao e muito logico (nao a
mentes humanas...) usar a calculadora em apenas
uma conta do problema, quando o problema inteiro
pode ser feito com uma boa calculadora.
Para rechear a mensagem proponho o problema:
com uma calculadora que tenha as operaçoes
basicas determine a
problema usando apenas
geometria grega ou
trigonometria...
[]s,
Claudio.
on 15.03.04 15:35, Johann Peter Gustav Lejeune
Dirichlet at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Obrigado de novo Artur, ce me livrou de outro
e-mail que eu
responderia...mas so para nao deixar este
e-mail vago, ce ja leu
não ache propriamente algoprático ou divertido...- Original Message -From: "Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet"<[EMAIL PROTECTED]>To: <[EMAIL PROTECTED]>Sent: Friday, March 19, 2004 6:43 PMSubject: Re: [obm-l] Pequeno erro (um desafio em calculadoras)A ideia, Raf
"ponto esperto".Fui claro?
So uma pergunta:de vez em quando nao da para adivinhar o que se escreve???Sewra que tenho que dar detalhes sempre??(ih, ja sao duas perguntas!!!)
Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
on 19.03.04 18:48, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet at[EMAIL PROTECTED]
NOSSAADOREI
Talvez a minha ideia nao seja muito boa mas...
x^3=2
x^2=2/xx=(2/x)^(1/2)
Agora defina a sequencia
X(1)=1 (ou um outrocara bemmais conveniente...)
X(n+1)=(2/X(n))^(1/2)
Com um pouco de Calculo nao e dificil ver que isto realmente da certo...
Com uma calculadora comum com as
Tive uma ideia tosca que era escrever tg x=t.Ai fica mais facil testar a realidade das soluçoesRafael [EMAIL PROTECTED] wrote:
Max,Eu ainda não tive alguma idéia de como provar isso, mas essa equação nãopossui qualquer solução real. Você pode verificar isso graficamente. PeloMathematica, a única
Ainda me lembro de como eu achei para n=50.Sao 10 zeros no final(acho).Alias essa foi um questao da OPMTemos que eliminar as fontes de zeros.Foiu o que fiz ai...
1*1*3*4*1*6*7*8*9*1
11*6*13*14*3*16*17*18*19*2
21*11*23*12*1*26*27*28*29*3
31*16*33*34*7*36*37*38*39*4
41*21*43*22*9*46*47*48*49*1
Parece razoavel...Se fosse o terceiro entao eu nem falava nada mas...Qwert Smith [EMAIL PROTECTED] wrote:
Como qualquer um ve sem nenhuma dificuldade 1000! =
Vamos fazer um pouco de geometria so para nao se desacostumar...
ABCD e um quadrilatero ciclico.M we um ponto qualquer.
E,F,G,H,K,L, sao as projeçoes de M em AB,BC,CD,DA,AC,BD respectivamente.
Prove que os pontos medios de EG,FH,KL sao colineares.
TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI
CONGREGATI
Esta e uma linguajem comum ao se falar de trigonometria...Leandro Lacorte Recova [EMAIL PROTECTED] wrote:
LINGUAJEM ???
-Original Message-From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Renato de BritoSent: Saturday, March 20, 2004 12:01 PMTo: [EMAIL
Ainda me lembro de como eu achei para n=50.Sao 10 zeros no final(acho).Alias essa foi um questao da OPMTemos que eliminar as fontes de zeros.Foiu o que fiz ai...
1*1*3*4*1*6*7*8*9*1
11*6*13*14*3*16*17*18*19*2
21*11*23*12*1*26*27*28*29*3
31*16*33*34*7*36*37*38*39*4
41*21*43*22*9*46*47*48*49*1
Se nao me engano tem o Teorema de Pappus que relaciona isso ao raio descrito pelo centrop de massa.Mas nao e garantia de certezaRoney Kevin [EMAIL PROTECTED] wrote:
Por gentileza, já tentei de várias formas resolver a questão descrita abaixo, no entanto sem sucesso:
Ou nao...Artur Costa Steiner [EMAIL PROTECTED] wrote:
Claro! Talvez voce posa me ajudar e ver imediatamentequal a solucao de um problema nao linear, ligado aenergia eletrica, envolvendo cerca de 300 variaveis e200 restricoes, com a complicacao de que a funcaoobjetivo e muitas das restricoes sao
direto ver que 50!=30414093201713378043612608166064768844377641568960512com 12 zeros e ultimo algarismo nao nulo tb 2From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <[EMAIL PROTECTED]>Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: Re: [obm-l] Digitos de 1000!Date: Mon, 22 Mar 2
Sempre que nos naturais ce tem que fatorar em primos, nao podem haver duas fatoraçoes diferentes (a nao ser na ordem dos primos).
Se alguem por exemplo diz que 24=3*2^2, nenhuma outra pessoa pode obter algo diferente (a nao ser que tenha errado a conta :( ).
Se voce enfiasse o 1 como primo, voce
Se x e par, nem precisa continuar...
x^4+4=(x^2)^2+4=(x^2+2)^2-4x^2=(x^2+2)^2-(2x)^2=(x^2-2x+2)(x^2+2x+2)
Se x=3, os dois termos sao maiores que 1.João Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:
Alguém pode me ajudar no seguinte problema:
- Demonstre que x^4 + 4 é um numero composto para todo x natural
Tem na pagina do Milne algo sobre isso...Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
on 29.03.04 13:47, Nicolau C. Saldanha at [EMAIL PROTECTED] wrote: On Sun, Mar 28, 2004 at 04:05:17PM -0300, Claudio Buffara wrote: Eu sei que se um numero real eh construtivel com regua e compasso (a partir de um
Ola turmaCes ainda nao pensaram no de Geometria que enviei?
TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI
CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE
Fields Medal(John Charles Fields)Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil. Abra sua conta agora!
Nesta Semana Santa vou estar em Sao Paulo.A USP de Sao Carlos me dara uma folguinha e eu poderei viajar e começar a digitar as coisas.Basta alguem se diospor.Alias onde ta o EmanuelGuilherme Teles [EMAIL PROTECTED] wrote:
alguem tem alguma dica de como estudar para estes exames?
TRANSIRE SVVM
Nossa, ce tem amigos estadunidenses?Artur Costa Steiner [EMAIL PROTECTED] wrote:
Bom dia,Hah alguns dias o Tertuliano enviou para a listaalguns problemas de Topologia bem interessantes queele disse que estavam virando pesadelo. Acho que 2deles ja foram resolvidos. Para o que faltava,
Acho que ainda vai demorar...Mas qualquer coisa pergunte para aNelly.Wallace Martins [EMAIL PROTECTED] wrote:
Olá! Alguém aí já sabe quando sai a Eureka!19? =Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista
Duas coisas:
1)Existem virus que podem ser passados sem livre e espontanea vontade, bastando um e-mail para tal.Pense nisso antes de citar supostos"engraçadinhos enviadores de virus".2)mdc(a^(n+2)+b^(n+2),a^n+b^n)=(a+b) ?Bem, minha ideia era escrever a soma de PG como polinomio ciclotomico.Acho
O que significa otherwise?Qwert Smith [EMAIL PROTECTED] wrote:
Perguntado e respondido VARIAS vezes... so pra recap1) 22% dos alunos sao homens que cursam engenharia.2) resposta (a). circunferencia se o plano for paralelo 'a base, elipse otherwiseFrom: "TSD" <[EMAIL PROTECTED]>Reply-To: [EMAIL
humanos :)From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <[EMAIL PROTECTED]>Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: Re: [obm-l] Topologia -problema do TertulianoDate: Tue, 30 Mar 2004 15:36:39 -0300 (ART)Nossa, ce tem amigos estadunidenses?Artur Costa Steiner <[EMAIL
acho que nao da!
Pelo menos um deles e par e o outro e impar.Mas o unico primo par e 2. E 497-2=495Fábio_Bernardo [EMAIL PROTECTED] wrote:
Pessoal, tô enrolado nesse. Ajudem-me por favor.
Sejam x e y dois números primos. Determine quantos pares ordenados (x,y) existem, tal que x+y = 497.
e meu ingles ser um lixo.
E so mais um exemplo: o que aconteceria se por exemlo os habitantes da Alemanha tivessem o nome de "europeus"?
Artur Costa Steiner [EMAIL PROTECTED] wrote:
--- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet<[EMAIL PROTECTED]>wrote: Nossa, ce tem amigos estadunidens
e sempre bom tentar fatorar em C antes de se aventurar perigosamente.Mas em geral nao e possivel dizer isso.Cláudio_(Prática) [EMAIL PROTECTED] wrote:
Eu formulei mal a minha dúvida abaixo, pois é claro que existem casos mais ou menos óbvios onde o resultado não é verdade. Por exemplo, f(x) =
Ola pessoal!!!
Certa feita fui desafiado a dizer o limite desta expressao quando x tende a zero:
sen x/x^3- cosx/x^2.
Pequeno detalhe: na epoca usei L'Hopital-Bernoulli mas ai nao tinha graça...
Agora eu queria que ces me ajudassem nesse sentido:demonstrar elementarmente essa coisinha.Ai pensei
Apenas recuperando a mensagem...
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet [EMAIL PROTECTED] wrote:
Ola pessoal!!!
Certa feita fui desafiado a dizer o limite desta expressao quando x tende a zero:
sen x/x^3- cosx/x^2.
Pequeno detalhe: na epoca usei L'Hopital-Bernoulli mas ai nao tinha graça
ta procurando?Cláudio_(Prática) [EMAIL PROTECTED] wrote:
Até pode ser, mas você consegue dar algum contra-exemplo de grau = 2?
[]s,
Claudio.
- Original Message -
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Wednesday, March 31, 2004 3:50 PM
Subject: Re
ED] wrote:
sen(x) = x - x^3/6 + O(x^5)
cos(x) = 1 - x^2/2 + O(x^4)
Assim:
sen(x)/x^3 - cos(x)/x^2 =
1/x^2 - 1/6 + O(x^2) - 1/x^2 + 1/2 + O(x^2) =
1/3 + O(x^2)
Logo, o limite é igual a 1/3.
[]s,
Claudio.
- Original Message -
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
To: [EM
uot;apelar" pro conceito de limite. Nao acho que isso seja possivel.[]s,Claudio.on 31.03.04 23:19, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet at [EMAIL PROTECTED] wrote:
Legal, essa foi a que fiz.Mas a minha prova dizia "por Taylor".Agora eu queria uma demo convincente de que sen x e
Ta.Ai o que temos?
sen (x + arctg(-x)), vai dar algo como infinito vezes zero.Nao entendi essa...Qwert Smith [EMAIL PROTECTED] wrote:
Ki tal reescrever como sqrt[ 1/(x^6) + 1/(x^4)]*sen(x + arctg(-x))?From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <[EMAIL PROTECTED]>Reply-To: [EMAIL PRO
Meu problema e arranjar um modo elementar de calcular aquele limitezinho usando o minimo possivel de calculo (se chegar em derivada, por exemplo,ela nao pode ser explicita).Pode ser que voce faça como arquimedes usava Calculo.Sabe a demo do Gugu e do Saldanha da desigualdade isoperimetrica?Eles
Legal Rafael...talvez ficaria mais facil em plano complexo.Os vertices do seu quadrado seriam 1,i,-1,-i.
Sera que essa e a ideia???Vou testar em casa...Se eu conseguir envio em cima dessa.Rafael [EMAIL PROTECTED] wrote:
Caro "J.P.G.L. Dirichlet",Eu estive pensando sobre o seu problema e provarei
Uma demo seria util...Angelo Barone Netto [EMAIL PROTECTED] wrote:
Meus Caros. Parece que se f e g forem analiticas e f for nao-constante, tudo em uma mesma vizinhanca de 0, se ((f(x))^(g(x))) estiver definida na dita vizinhanca e se ambas se anulam em 0 entao vale lim_{x - 0} ((f(x))^(g(x))) =
))/(x^3)
Determine lim f(x) se x tende a zero."
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet [EMAIL PROTECTED] wrote:
Ta.Ai o que temos?
sen (x + arctg(-x)), vai dar algo como infinito vezes zero.Nao entendi essa...Qwert Smith [EMAIL PROTECTED] wrote:
Ki tal reescrever como sqrt[ 1/(x^6) + 1/(x
Ola turma!!!Estou chegando dce Sao Paulo hoje, portant minha caixa esta realmente lotada.E estou atrasado com relaçao ao resto da lista.
De qualquer modo ai vai:
E, estao escritas varias verdades ai.
Alias eu tinha um professor de Historia realmente genial.Ele ate um certo tempo disse uma verdade
Esse resultado e invalido! Voce nao pode usar isso no caso de diferenças mas de divisoes.Tanto que se voce usar L`Hospital-Bernoulli voce encontra algo bem diferente...A nao ser que eu tenha errado em algo.
PS.:eu consegui provar que se o limite existe e facil calcula-lo (acho que da 1/3).Talvez
E claro, se alguem descobrir um truque para calcular (n-1)!modulo n, ate que possa vingar algo dai...
Tem tambem o algoritmo AKS, que e polinomial (grau =12, talvez 4)em log n.Cláudio_(Prática) [EMAIL PROTECTED] wrote:
Tem um método que é infalível, apesar de ser também totalmente inútil
Este problema e muito legal!!!
Este foi o problema 6 da IMO de Canberra, Australia.Me contaram uma historia que era mais ou menos assim...
Estavam para escolher esse problema para ser o 6.So que ninguem tinha uma soluçao decente.Foram chamados os melhores especialistas em teoria dos numeros para
Bem, se voce escrever 1...1 em soma de PG, talvez fique facil.Lembre-se da fatoraçao de (x^n-y^n)/(x-y).PS.:Esse problema ja esteve na Lista, certo?Thiago Ferraiol [EMAIL PROTECTED] wrote:
Pessoal, sou novo por aqui... Sou aluno do curso de matemática na Unicamp e gostei bastante desta
Voce pode ler o artigo do Elon na Eureka! que explica bem umas coisinhas de induçao.Gustavo Baggio [EMAIL PROTECTED] wrote:
ai ai essas coisas me tiram o sono!!Como eu faço pra provar essas coisas. ou pelo menosalguns deles? Indução eh muito divertido em fórmulas eta, mas quando chega
Este e so um lembrete que facilita tanto as contas como o raciocinio de escrita.
Em primeiro lugar log x e o log de x na base e (sim, eu e o Nicolau e o Gugu e uma imensa galera usa essa notaçao).Em segundo lugar o log de x na base y e (log x)/(log y).Ai e so fazer as contas!Rafael [EMAIL
Tentem usar uma notaçao mais matematica,como a^(1/2) seria a raiz quadrada.Isto juda muito pois por exemplo como voce escreveria raiz quarta ou vigesima?
Rafael [EMAIL PROTECTED] wrote:
Daniel,Como sugestão, utilize cbrt(x) para a raiz cúbica de x. Veja que sqrt(x) vemde "square root" e,
Droga, eu tinha pensado nisso e corri desde o portao da USP so para escrever!!!
A minha demo ficou parecida.A ideia e usar mesmo serie harmonica.De qualquer modo ta valendo vai...Thiago Ferraiol [EMAIL PROTECTED] wrote:
Sem comentários... muito obrigadoPaulo Santa Rita [EMAIL PROTECTED]
Eu tambem concordo.Por exemplo a letra grfega pi foi consagrada porque Euler a usava, mas nao foi ele que inventou...Rafael [EMAIL PROTECTED] wrote:
Caro "J.P.G.L. Dirichlet",As notações Sqrt(x) e Cbrt(x) garanto a você que não foram inventadas pormim... E, sinceramente, não creio que se usem
A patre de ele ser ou nao natural e outra historia...Artur Costa Steiner [EMAIL PROTECTED] wrote:
ln (com um n soh) significa logaritmo neperiano (em homenagem a Napier) e eha mesma coisa que logaritmo na base e = 2,718281828459045., a constantede Euler. O logaritmo neperiano eh tambem
Eu estarei disposto a ajudar.
Eu estava pensando em juntar as provas do ITA com as do IME.Quanto a colaborar com soluçoes, eu posso ajudar na parte de geometria.Apesar de eu fazer muitas contas, eu posso corrigir soluçoes e coisas assim.Eu posso, se possivel, fazer essa parte mais braçal (botar
Eu mesmo lancei essa ideia aqui na Universidade.Nos-eu e o Johann- na USP-Sao Carlos vamos implementar um site sobre olimpiadas de matematica.Inicialmente começaremos com as universitarias mas depois vamos piorando ().Enfim, falando um pouco mais imperativamente, vamos parar de falar (neste caso,
Tenho provads de antes de 97 (acho).
Em principal eu quero publicar um site no qual nao estejam apenas provas resolvidas,mas quero um lugar aonde se ensine.E facil dar soluçoes e o caramba a quatro (qualquer especie de cursinho faz isso em questao de horas), quero ver e um canto onde voce
Se e assim meu administrador humano lhes respondera:
graduando do primeiro semestre da USP-Sao Carlos em Bacharelado de Ciencias da Computaçao, masd com uma vontade louca de mudar para fazer matemetica ou ir para a "Casimiro Montenegro Filho".
PS.:Nao sou muito chegado em engenharia mas me dizem
Nao sei sece ja manja de vetores, entao va dar uma lida sobre isso num artigo da Mathematical Excalibur.
Va na parte de links da pagina da OBM,e la voce acha.Ou em www.math.ust.hk.
Se ce passar la ce aprende um pouco.
Outro meio mais ou menos viavel e usar geometria analitica.Como as distancias
Sem contar que as tres ultimas letras de IME e AIME sao iguais!Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
Pra quem estah se preparando pros vestibulares do ITA e do IME, uma boafonte de problemas de matematica de nivel parecido com o daquelesvestibulares eh o o AIME (American Invitational
, tendo como tema as ciências
tradicionais.
Abraço,
Samuel Siqueira
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
[EMAIL PROTECTED]
Reply-To: [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: RE: [obm-l] Provas IME
1996/1997-2003/2004
Date: Fri, 16 Apr 2004 23:30:50 -0300 (ART
Uma boa e fazer a Ibero Universitaria.Que e que ces acham?Samuel Siqueira [EMAIL PROTECTED] wrote:
E se, alem de provas de vestibulares, nos da lista nos dedicassemos aresolver problemas de olimpiadas de matematica?hehehe... É até esquisito precisar dizer isso... mas é isso mesmo... já estou
crítico e lógico, tendo como tema as ciências tradicionais. Abraço, Samuel Siqueira From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet [EMAIL PROTECTED] Reply-To: [EMAIL PROTECTED] To: [EMAIL PROTECTED] Subject: RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997-2003/2004 Date: Fri, 16 Apr 2004
23:30:50 -0300 (ART) Tenho
do que não vale usar integrais)... boa sorte!
Abraços!!!
- Original Message -
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Friday, April 16, 2004 12:16 AM
Subject: RE: [obm-l] serie divergente! (linda solução)
Droga, eu tinha pensado nisso e corri desde o p
E ai turma da Lista
Hoje tenhoi uma pergunta bem simples:qual e a materia que cai na OBM universitaria?E que eu queria saber para poder arranjar aqui na USP-Sao Carlos para fazer um arquivo que ficara na biblioteca Prof. Achille Bassi-ICMC e preciso saber pelo menos as materias e algumas
Seja X o conjunto dos primos tais que se a e b sao dois elementos dele entao ab+4 e a^2+4 tambem estao.Prove ou disprove: X e vazio
TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI
CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE
Fields Medal(John Charles Fields)Yahoo! Messenger - Fale com
Esse problema ta me tirandoAndré_Araújo [EMAIL PROTECTED] wrote:
Olimpiada da India - 1995:Problema 1) Seja ABC um triangulo acutangulo com A = 30. H eh o ortocentro eM o ponto medio de BC. T eh um ponto em HM tal que HM = MT. Mostre que AT= 2 BC.
Solucao:Depois de um bom desenho
BHCT e
tendo como tema as ciências tradicionais. Abraço, Samuel Siqueira From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet[EMAIL PROTECTED]Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997- 2003/2004Date: Fri, 16 Apr 2004 23:30:50 -0300 (
tendo como tema as ciências tradicionais. Abraço, Samuel Siqueira From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet[EMAIL PROTECTED]Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997- 2003/2004Date: Fri, 16 Apr 2004 23:30:50 -030
co e lógico, tendo como tema as ciências tradicionais. Abraço, Samuel Siqueira From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet[EMAIL PROTECTED]Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997- 2003/2004Date: Fri, 16 Apr 2004 23:3
co e lógico, tendo como tema as ciências tradicionais. Abraço, Samuel Siqueira From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet[EMAIL PROTECTED]Reply-To: [EMAIL PROTECTED]To: [EMAIL PROTECTED]Subject: RE: [obm-l] Provas IME 1996/1997- 2003/2004Date: Fri, 16 Apr 2004 23:30:50 -
Vai ser uma boa se mais gente se juntar a ardua empreitada.Por enquanto eu vou usar meu zipmail.
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Pessoal, Como eu ja disse, eu entrei na lista de vestibular que o Cobiniano criou (http://groups.yahoo.com/group/ezatas) e acabei de postar um arquivo la que contem todas as
Eu acho este problema muito estupido, no seguinte sentido: vai, abre tudo e ve o que da!Nos moldes em que ele e posto nao tem a menor graça.
E mais interessante saber a sua historia.Se eu nao me engano ele foi resolvido na base do computador, e serviu de teste para uma conjectura de que uma
+4, b(a^2+3) nao e' primo,
absurdo. Assim, X tem que ser vazio.
Abracos,
Gugu
Obs.: A primeira condicao e' um caso particular
da segunda, nao ?
on 19.04.04 12:54, Ricardo Bittencourt at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet wrote:
(a,b
conclusivo.
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
19.04.04 12:54, Ricardo Bittencourt at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet wrote:
(a,b = ab+4 e a^2+4)
Mas espere, 6m-1=m-1 mod 5.Logo
(6m-1)(6n-1)+4=mn-m-n mod 5.Sera que da
para arrancar
nao, o Morgado nao esta louco!Eu mandei uma
soluçao com um supercomentario da sua historia
(talvez o Tio Ed tenha mais detalhes.Alias em se
falando de historia de IMOs esse cara e uma
enciclopedia ambulante!)
--- Alan Pellejero [EMAIL PROTECTED]
escreveu: Pessoal, eu consegui provar, não sei
se
Haha, sem comentarios...
--- Cláudio_(Prática)
[EMAIL PROTECTED] escreveu:
Deixe-me entender: o Sérgio tem o maior
trabalho pra coletar, resolver e digitar as
provas. Depois disso ele as coloca à disposição
de todos na lista e tudo o que você tem a dizer
é que a digitação TÁ MUITO CEBOZA?
Onde esta ela?
Alias sera que da para generalizar esse quatro?
--- Claudio Buffara
[EMAIL PROTECTED] escreveu: on
17.04.04 10:56, Johann Peter Gustav Lejeune
Dirichlet at
[EMAIL PROTECTED] wrote:
Seja X o conjunto dos primos tais que se a e b
sao dois elementos dele entao
ab+4 e a^2+4
Ola turma!Que tal se a gente fosse resolvendo os
problemas do Hojoo Lee, daquele livro que o Shine
postou na Lista ate um tempo atras?Seria beem
legal ver a galera suando o cerebro em problems cabulosos...
=
TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI
CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA
A soluçao do Gugu, como ja era de se esperar, foi
demais!!
--- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
[EMAIL PROTECTED] escreveu: Uma
resposta para o Claudio:
Este problema eu propus logo quando eu entrei
na
lista.Ninguem tinha mandado nada sobre
isso.resolvi mandar de novo agora que vi em
(p) = a*b(p-1) + k == a*b(0) + k = b(1) = p (mod p) ==p = b(1) divide b(p) ==b(p) eh composto ==contradicao ==X eh vazio.Qualquer semelhanca coma demonstracao do Gugu NAO eh mera coincidencia.[]s,Claudio.on 20.04.04 13:46, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet at[EMAIL PROTECTED] wrote: Onde esta ela
Que tal algo (talvez) mais ambicioso? Um livro na Net de Geometria?Seria bem divertido ver varios problemas de geometria num mesmo lugar...Eu mesmo sou um louco varrido por geometria, e to passando a gostar de TN.
Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED] wrote:
on 20.04.04 13:51, Johann Peter Gustav
Como sempre la vou eu:
Vamos usar GA.
A(0;0)B(0;2)
C(2;0)
D(2p;0) com p em (0,1/2)
Com isso e facil ver que E(0;-2p).Os pontos medios sao P(p;1) e Q(1;-p).
Para achar R poderiamos escrever as equaçoes de DE ne BC, mas vamos de um jeito mais inteligente (como diria o Shine, mais IXPERTO).
R esta
Essa vai para que todos saibam que eu dou o devido valora geometria cearense
Vamos la!
Os triangulos BAD e CAE sao congruentes (BA=CA, AD=AE e BAD=CAE=pi/2).Por um motivo parecido (para nao dizer semelhante :) ) BRD e ERC sao congruentes.
Assim PAQ=PAC+CAQ=PAQ+PAB=pi/2, e analogamente
601 - 700 de 1142 matches
Mail list logo