On 07/13/2006 06:47 PM, Fernanda G Weiden wrote:

> O Debian prima pela liberdade, mas entende a necessidade dos seus
> usuários, então mantém o repositório non-free com pacotes de software
> não livres.
>
> Isto quer dizer que o Debian coloca os usuários acima da liberdade,
> então primar não é bem o termo. O Debian aprecia a liberdade, mas
> usuário satisfeito é o mais importante.

        Não Nanda, o Debian não coloca os usuários acima da liberdade,
acho que você conhece o [1]Contrato Social do Debian tão bem quanto eu,
o item um diz claramente que o Debian permanecerá 100% livre. E o item
quatro define usuários e software livre como nossas prioridades.

1. http://www.debian.org/social_contract.pt.html

> O Debian não gasta muito, se considerar que o projeto tem mais dinheiro
> que poderá gastar nos próximos anos. Mas sim, gasta recursos armazenando
> os pacotes, recursos que às vezes são escassos a outros projetos de
> Software Livre, e eu acho isso lamentável.

        Por isso que eu disse que deve ser colocado em perspectiva,
gastar recursos (como espaço em disco) é um item diferente de
investir recursos finaceiros ativos.

> Eu acho meio sem noção o Projeto Debian dizer "eu tenho a non-free,
> nossos desenvolvedores mantém isso, mas não é oficial". A non-free é
> parte do Debian como projeto.

        Não, a non-free não é parte do Debian como projeto. A non-free
não vai nos CDs oficiais e a non-free não é considerada para uma série
de outros itens relativos ao projeto. Aqui entra uma parte importante
do Projeto Debian, nós reconhecemos que alguns de nossos usuários
*precisam* de software não livre, é a necessidade deles, não do projeto
Debian, uma alternativa como tantos outros repositórios fornecidos por
tantas outras pessoas e/ou empresas. Pode até ser sem noção, mas faz
parte das idéias sobre as quais o Debian foi construído, respeitar o
software livre e seus usuários.

        Há softwares como o qmail e pine que vão para a non-free por
diversas restrições (e muitas vezes problemas com a DFSG). Além
disso, nossos usuários precisam de documentação que não é livre nos
termos da DFSG e infelizmente estão na non-free, não vão nos CDs
oficiais, ao menos, estão integradas com a distribuição e podem
servir de referência se eles sentirem necessidade.

> Uma cláusula que impede o envio de spams, mesmo que seja um adendo da
> GPL, faz com que a liberdade número zero não seja possível, tornando o
> software não livre.

        Precisamente. O que mostra que os tipos de itens que se
encontram na non-free são variados e tem uma relação forte com a
DFSG, que representa os conceito de liberdade do Projeto Debian.

> Meus dois centavos...
> nanda-

        Abraço,

- --