Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não
simpatiza muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento estranho
de que a gigante gostaria de "aprontar" algo mais sutil para ele, além da
estratégia já em curso do  "cachorro corrento atrás do próprio rabo"!

Acho que a gente nao pode ser muito tendencioso para um lado e nao perceber
a tendencia de mercado.

Ela e a integracao do sistemas, modularizacao, coisas funcionando de modo
mais compativel. A MS para nao ficar de fora apoia projetos desse tipo. E eu
nao acho de todo um mal, pois o Mono e totalmente independente, como o Wine,
uma camada de compatibilidade, e nao um emulador.
Temos que fazer com que o cara que desenvolva em C# possa tambem usar o
Linux, e aproveitar dos beneficios que isso pode nos trazer.

Se a MS resolver fazer algo, o Mono ainda sera nosso, basta quebrar essa
camada de compatibilidade, e quem for pro lado da MS que va, mas com certeza
muitos ficarao no lado do Linux. As coisas pode morrer com o tempo, so nao
podemos  deixar de aproveitar oportunidades. Nao ter o Wine para o Linux
significaria perder muita gente que roda uma coisa ou outra nele, e tambem
significaria nao ter muita coisa do mundo Windows no Linux, o que resultaria
na perda de usuario do Linux.

Criar camadas de compatibilidade é e sempre será melhor para o nosso lado,
onde falta compatibilidade com o "tradicional".

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com