Em 26/02/2007, às 11:14, Ricardo L. A. Banffy escreveu:


O eye-candy é a primeira coisa que o usuário vê. Em termos de usabilidade, não existe um líder claro entre Gnome, KDE, Windows ou OSX.

De fato, eye-candy é o q chama a atenção do leigo (e dos experts tbém, no final das contas), mas o q eu quis destacar é q "eye-candy" e "avançado" são conceitos distintos, embora tenham sido tratados como sinônimos no artigo original. Qto ao líder em usabilidade, de fato há controvérsias, mas sempre vejo a sardinha sendo puxada para o OSX por aí. Pela minha experiência pessoal com todos os ambientes citados, acho q faz bastante sentido.


Mas é o que pode chara a atenção de um potencial usuário pensando "olha como isso aqui é mais legal que o Vista..."

Uma das principais reclamações q começaram a "emergir" pós-lançamento do Vista foi q, apesar de toda a beleza do Aero e coisa e tal, a interface acabou ficando mais complicada (lembra das tais trocentas opções na hora de dar shutdown no Vista?). Tanto q há quem volte pro look'n'feel "WinXP classic".

Não estou discordando q uma "campanha pró-Linux no Desktop" deva ser orientada para a beleza da interface, só estava querendo deixar claro (novamente) q ser mais bonito *não* é necessariamente ser mais sofisticado (ou usável). Depois q passa o WoW Factor, o cara vai ter de usar aquilo no dia a dia. Se a interface for bonitinha, mas ordinária, trazendo mais complicação pra vida dele, gdes estragos podem ser feitos à credibilidade do produto.


Não precisa ser inovador. SL é inovador muitas e muitas vezes, mas isso não é absolutamente necessário.

Novamente, só estava retrucando o argumento da outra msg, onde tenta se passar a msg de q SL seria mais inovador q SProprietário. Infelizmente, ainda não encontrei evidências de q isso seja verdade ou, ao menos, q seja uma verdade tão obviamente ululante como querem crer alguns. Isso não tira o mérito do SL, tampouco quer dizer q não seja possível inovar com SL. Agora, é preciso reconhecer as limitações de um modelo para q seja possível aperfeiçoá-lo.


A Yahoo comprou a empresa que fazia o Konfabulator.

Ok. Mas, o original era livre ou proprietário?

Tem que ser uma mensagem simples e fácil de aprender. Lembre-se que mais ou menos metade das pessoas têm QIs abaixo da média ;-)

E a média, aparentemente, está abaixo do desejável.


Concordo. Um dos paradigmas de publicidade simples e atraente (embora um pouco sofisticada para o "povão"), IMHO, foi a Get a Mac, com os anúncios "I'm a Mac, I'm a PC". Vi uns spoofs divertidíssimos no YouTube onde colocaram um "I'm FreeBSD" e "I'm Linux" na jogada, mas tirando onda destes dois últimos. Se bem q não deixa de ser engraçado.

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a