2008/3/12 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>:
> [...]
>
>  > que outra forma você sugere para estabelecer critérios mínimos
>  > sobre quem estaria apto a calcular estruturas complexas?
>
>  - Fiscalização de verdade, independente de pagamento da taxa ART.
>  Cobrar multa dos reprovados na fiscalização e dos que deixam de
>  submeter a ART.  Aí os competentes não precisam pagar pros outros
>  verificarem que o trabalho deles está correto, mas os que tentam
>  explorar o sistema pagam para manter a infraestrutura de fiscalização
>  funcionando, e acabam frustrados em sua tentativa de deflacionar o
>  mercado cobrando menos pra fazer um trabalho pior.

É uma boa idéia, coloque isso como proposta pra próxima gestão.

>  - Bons exames de certificação (ex OAB) com focos em áreas específicas

De qualquer forma, o aspirante a engenheiro teria que passar
por um curso muito puxado. Então acho muito mais produtivo o conselho
investir na exigência de qualidade nos cursos e nos exames feitos durante
todo o período, do que numa estrutura de certificação centralizadora
que pretende avaliar em um curtíssimo espaço de tempo um aprendizado
que não se define apenas na teoria, mas também na prática.

>  e tempo de expiração compatível com a velocidade de evolução da área.

Esta uma questão complicada que pode discriminar ainda mais profissionais
com muita experiência na bagagem cuja certidão de nascimento amarelada
os faz crer obsoletos e fora do prazo de validade. Nem sempre as novas
tecnologias são as melhores. Nem sempre o que é novo é uma evolução.

abs,
//fabs
--
Fabianne Balvedi