Alexandre, eu acho que vc confundiu meu email.
Eu estava falando especificamente de questões
relativas às exigências do CREA.

2008/3/13 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>:
> On Mar 13, 2008, "Fabianne Balvedi" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>
>  >> - Bons exames de certificação (ex OAB) com focos em áreas específicas
>
>  > De qualquer forma, o aspirante a engenheiro teria que passar
>  > por um curso muito puxado.
>
>  Pra se certificar numa área específica?  Imagino isso como bem
>  diferente do exame da OAB, que cobre todo o conteúdo.  Sujeito se
>  certifica na área em que pretende trabalhar.  Tipo, poderia até
>  prestar exame como parte do processo de contratação, que nem tem exame
>  médico admissional.

de quais áreas específicas você está falando?
não vejo como alguém projetar uma ponte, por exemplo,
sem ter feito antes um curso para isso.

>  > Então acho muito mais produtivo o conselho
>  > investir na exigência de qualidade nos cursos e nos exames feitos durante
>  > todo o período,
>
>  Mas isso seria centralizador, e suporia a existência de um conselho
>  regulador.

a certificação também não pressupõe essa existência?

> Não é por aí minha sugestão pra informática (nem pra
>  engenharia, mas pra engenharia precisaria mudar lei).

eu estava falando apenas sobre o CREA.
e se tua sugestão é não ter conselho mesmo em engenharia,
então quem definiria os critérios de fiscalização e fiscalizaria?

>  > que pretende avaliar em um curtíssimo espaço de tempo um aprendizado
>  > que não se define apenas na teoria, mas também na prática.
>
>  Daí o "bons" antes de exames de certificação.  Onde prática é
>  importante, tem que cobrir a prática.  Ninguém falou em exame teórico,
>  ou exclusivamente teórico.  Assim como não dá pra dizer que o cara é
>  um bom cirurgião só porque ele sabe responder um questionário.

como certificar uma prática em um curto espaço de tempo?

>  >> e tempo de expiração compatível com a velocidade de evolução da área.
>
>  > Esta uma questão complicada que pode discriminar ainda mais profissionais
>  > com muita experiência na bagagem cuja certidão de nascimento amarelada
>  > os faz crer obsoletos e fora do prazo de validade. Nem sempre as novas
>  > tecnologias são as melhores.
>
>  Por isso mesmo falei em áreas específicas.  Não é pra ter certificação
>  em "Administração de Sistemas", isso praticamente não faz sentido,
>  ninguém conseguiria comprovar conhecimento para administrar bem
>  quaisquer sistemas.

Eu não estava me referindo a área de informática.

Por isso comentei a duas threads que o assunto tá off-topic
e agora ficou totalmente confuso.

--
Fabianne Balvedi
GNU User #286985