2008/11/29 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>

> Atente para o A depois do L em EULA.  License Agreement != License.

> Continua sujeito à lei de direito autoral.
>
> Mas se não concordar com a EULA, não estará sujeito às restrições
> adicionais que ela, erhm, impropõe.

Alexandre, vou tentar colocar algumas linhas de pensamento a respeito das
licenças, e você diz quais afirmações estão corretas e quais não, segundo o
seu entender:

1) Na licença de copyright você diz o que é permitido fazer com o seu
produto.

2) Ao redigir essas permissões, você deve se concentrar em ações cujo o
objeto seja o seu próprio produto. A final de contas, a licença é do
produto.

Por exemplo, você pode dizer assim: "permissão de fazer tal coisa com o meu
produto: pode; tal outra coisa, não pode".

3) Quem detém a copyright do produto é quem pode dizer o que pode ser feito
com ele.

4) Mas você não pode proibir ou permitir coisas que não tenham o seu produto
como objeto. Exemplo, você pode dizer "para distribuir meu produto você não
pode remover permissões que você recebeu com este produto através da sua
licença"; mas não pode dizer "você não pode usar este produto em mais de uma
máquina." porque o "mais de uma máquina" não tem nada a ver com o meu
produto, e eu não posso limitar o que você faz com suas máquinas, já que eu
não tenho nada a ver com elas, elas são suas. Eu só posso dizer se você pode
usar o meu produto ou não, copiar ou não, transferir ou não.

5) A razão disso é que quando eu proíbo alguém de retirar direitos do meu
produto, eu estou tratando do uso da minha criação: o que você pode fazer
com a minha criação e o que não pode. Mas quando eu digo que você só pode
usar em uma máquina, eu estou querendo dar ordens sobre o que você pode
fazer com seus pertences.

6) O uso em uma máquina não é diferente do uso em outra. Se eu te dou
permissão para fazer X com o meu produto, eu não posso te impedir de fazer X
com o mesmo produto. Se você está fazendo o mesmo X que eu te deixei fazer,
você deve ter a liberdade de poder fazer X no equipamento que você achar
mais conveniente, em quantos você achar que deve.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]