Alexandre,

> Estou rompendo com o Google.  Não confio mais no Google, e
> convido vocês a reconsiderarem sua confiança também.  Veja
> por quê: http://fsfla.org/blogs/lxo/2010-02-14-bye-bye-google

Apoiado!

Eu mesmo nunca confiei no Google para o meu correio
eletrônico. Sempre preferi, talvez mais por vício de
admin do que preocupação com privacidade, serviços
hospedados em servidores sob meu controle. Além das
questões filosóficas relacionadas à guarda dos nossos
dados, já houve um ou dois casos, que lembre, de
vulnerabilidades no GMail terem permitido acesso
às contas alheias. Pra mim, isso é inaceitável.

Nem tudo é mau, contudo -- tenho não um, mas vários,
logins no Google/GMail sob pseudônimos basicamente
para aquelas inscrições chatas em sites que só te
mandam spam, e "abusar" do GMail para usá-lo como
filesystem cifrado remoto tem lá um apelo.

Ando considerando pular fora do Orkut, ainda que alguns
amigos terminem por me achar ainda mais excêntrico e
anti-social. Não mantenho meu perfil atualizado, mesmo.
Mas, como não me causa muito dano, também não tenho
tanta urgência nisso.

Por outro lado, será que o Orkut deleta mesmo o que já
aprendeu a nosso respeito, ou apenas deixa de exibi-lo?
Não sei se dá para "recuperar a privacidade" após tê-la
perdido. Creio que o máximo que se pode fazer é "deixar
de perdê-la ainda mais", ou "não piorar ainda mais".

Já quanto ao engenho de busca... ainda não achei nenhum
remotamente comparável e, de qualquer forma, creio que
as implicações de rastreabilidade neles sejam menores.
Quando eu quero pesquisar algo mais delicado eu ativo
o tor. :)

-K.