2010/2/15 Everton Rodrigues <ever...@softwarelivre.org>

> Essa é uma questão... Quem quer ficar do tamanho do google quer o monopólio.
> Não é possível ser do tamanho do google e não ser monopólio. E na minha visão
> querer ser monopólio é ser contra o software livre.

São coisas completamente desconexas. Uma delas é usar efeitos de rede
para crescer (seu valor aumenta quanto mais gente usa a sua solução),
outra, completamente diferente, é produzir software proprietário.

A Google tem lá suas posturas esquisita a respeito de privacidade. Tem
também políticas internas muito estreitas sobre quem pode ter acesso a
que informação, protegendo o anonimato. Eu vi isso em primeira mão
quando tive que dar voltas para debugar um sistema de autenticação
periférico porque a privacidade dos usuários não poderiam, em hipótese
alguma, ser violada. Eles são sérios quanto a isso. Não são perfeitos
sempre e erram de vez em quando, mas fazer A Coisa Certa quando podem.

> Temos que pensar sobre isso, e buscar desenvolver ferramentas que sejam gpl,
> como forma de transparência do que realmente fazem. O desenvolvimento dessas
> ferramentas podem ser também financiadas com recursos públicos, já que, a
> gestão da internet está hoje no mesmo nível de importância da gestão da
> economia...

Ah... Como eu queria que todos os nossos funcionários públicos
pensassem assim...

No fundo, os nossos e os dos outros, porque, afinal, isso ignora fronteiras.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com