On May 11, 2007, "Fabianne Balvedi" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> O problemas é que isso gera uma cadeia de parasitas.
> O desafio é saber como lidar com ela.

Vamos lá, deixa eu explorar essa linha de argumentação.

http://en.wikipedia.org/wiki/Parasite

  Parasitism is one version of symbiosis ("living together") [...]
  Symbiosis encompasses commensalism ("eating at the same table",
  wherein two organisms co-exist in the same space, and one organism
  benefits while neither harming nor helping the other), through
  mutualism (wherein both species benefit from the interaction) to
  parasitism, wherein one organism, usually physically smaller of the
  two (the parasite) benefits and the other (the host) is harmed.

Em tradução/resumo Livre.

  Parasitismo é um tipo de simbiose ("viver junto").  [...]  Simbiose
  vai desde comensalismo ("comem à mesma mesa", co-existência no mesmo
  espaço, em que um organismo se beneficia sem prejudicar nem ajudar o
  outro), passa por mutualismo (em que ambos se beneficiam) até
  parasitismo (em que um deles, o parasita, se beneficia e o outro, o
  hospedeiro, é prejudicado).

Segundo sua tese, parece-me que eu, quando liberto Software Livre,
torno-me hospedeiro e sou prejudicado por quem meramente use o
Software, ou o modifique, sem tornar suas modificações publicamente
disponíveis, tornando-se então um parasita.

Qual é exatamente o prejuízo que você entende que eu esteja sofrendo?

Do meu ponto de vista, essa relação parece mais comensalismo.  Por
certo um mutualismo seria mais vantajoso para mim, então alguém
poderia querer argumentar que, como conseqüência, o comensalismo é uma
forma de parasitismo em que o prejuízo se dá através de custo de
oportunidade.  Mas será que esse argumento é sustentável?