2008/10/13 Jiyan Yari <[EMAIL PROTECTED]>:
> Terceiro: se você não é da área acadêmica de computação, por acaso teve de
> estudar Linguagem de Montagem? por acaso teve de estudar compiladores?
> Linguagens Formais e Autômatos? Circuitos digitais? Cálculo I e II? Física I
> e II? Álgebra Linear? Indução Matémática? Geometria Descritiva e Cotada? e
> muitas outras disciplinas que não acadêmicos da área não necessitam estudar
> durante o seu período acadêmico,  aí realmente fica fácil né? pois enquanto
> o estudante fica preso nos bancos universitários e nos laboratórios
> [...]

Só dando um contra-prova:

Apesar de eu ser Bacharel em Sistemas de Informação, antes de fazer o
curso eu já havia estudado e entendido algumas das matérias citadas
acima:

- Linguagem de Montagem
- Compiladores
- Linguagens formais
- Automatos
- Indução Matemática
- Circuitos Digitais

Algumas delas não exatamente antes de iniciar o curso, mas bem antes
de cursar a cadeira. E te digo com pureza d'alma que com certeza, sem
sombra de dúvidas ter feito ou não o curso nao interferiu de forma
alguma no meu entendimento delas. Além disso, não acho difícil que
alguém sem obrigações acadêmicas estude estes assuntos apenas para
compreender coisas que achamos interessantes.

Compiladores e autômatos finitos (que estão ligados) nem sequer
fizeram parte do meu curso.  A maioria dos assuntos ligados à
informática não tiveram a profundidade exigida de um profissional,
como acho que nenhum tem.

Por enquanto, nessa área, acho que o que conta mesmo é o esforço
individual, e é muito difícil estabelecer um critério para escolha de
um candidato.

Mas eu acho que devemos valorizar a formação do profissional. O
autodidata é bom, é bacana. Eu mesmo sou um. Mas as áreas em que eu
não tenho formação, eu não espero disputar uma vaga de emprego com
quem tem em certas situações e ganhar. Eu exploro outros mercados mais
abertos e mais interessantes, que tem muito mais a me dar (e a receber
de mim, também).

Por exemplo, estou fazendo MBA em gestão de empresas, apesar de nao
querer se um gestor de empresas. Acho mais interessante que meus
softwares tenham sido escritos por alguém com formação nos processos
que procura automatizar (e quem melhor do que eu mesmo?). É uma
garantia até para mim mesmo, acho que isso dá mais segurança.

Tanto da academia quanto no mercado existem algumas áreas que se
misturam. Informática mexe com informação, então é natural que se
misture com tudo. Acho importante que não se coloque barreiras
limitando as áreas de atuação.

Acho que a formação específica deve ser valorizada, mas não
obrigatória. Assim, quem tiver o "algo mais" vai saber crescer por
rotas alternativas, onde o seu talento de auto-didata será muito mais
valorizado (do que no serviço público, por exemplo). Uma
regulamentação que proíba pessoas de outras formações de atuar na área
acabaria com isso, e isso não é bom.

Um auto-didata deve saber quais mercados explorar, e quais não. Tem
que ter em mente que aprender sozinho por sua conta vai te deixar
sozinho e por sua conta em algumas situações, não apenas na hora de
estudar, mas na hora de provar que sabe. Coitado do auto-didata que
espera maneiras fáceis de provar que sabe. É bem mais complicado. Mas
enquanto não for proibido que alguém sem formação trabalhe na área, é
algo que se pode conseguir.

E a melhor coisa na universidade não é o curso em si, mas o ambiente.
Juntar-se com várias pessoas que estão estudando a mesma coisa que
você, se interessam pela mesma coisa que você, durante 4 anos, não tem
preço.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA