Eu ainda acho que a maioria das pessoas não cooptam funcionários corruptos,
ou pelo menos acham essa atitude imoral. Aí teríamos que fazer várias
discussões: porque a pessoa quis subornar? Porque o funcionário se propôs a
aceitar? Será que o salário que ele recebe não é suficiente para garantir as
necessidades dele e de sua família? Enfim, dependendo do contexto, isso
poderia gerar um debate bastante interessante.

Mas, continuo colocando: a grande maioria das pessoas não acha subornar um
funcionário correto. Tanto é, que a maioria não suborna! O suborno existe
sim, mas não é na maioria das vezes, não é um "hábito" ou "costume" das
pessoas. Acredite, a grande maioria ainda faz as coisas da forma
convencional, legal.

O que é bem diferente de você compartilhar material digital, seja na
Internet, seja por cd's. Todo mundo faz isso. Quem não faz, é porque não
sabe fazer ;).

Abraços,

2009/2/17 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Quando a maioria não pensa duas vezes antes de subornar um funcionário
> corrupto para obter facilidades, quem está errado? A dupla
> corrupto-corruptor ou a lei que proíbe isso e não é respeitada?

Filipe Saraiva
Meu blog: http://www.liberdadenafronteira.blogspot.com/

Bacharelando em Ciências da Computação
Universidade Federal do Piauí

Diretor de Inclusão Digital
Executiva Nacional dos Estudantes de Computação - ENEC

Projeto Software Livre - Piauí - PSL-PI