2009/2/18 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>

>  Em Qua, 2009-02-18 às 11:31 -0300, Glauber Machado Rodrigues (Ananda)
> escreveu:
>

> Opiniões de artistas sobre o tema:
>
> http://whiplash.net/temas/pirataria.html
>

> ...alguns artista e bem sucedidos no modelo anterior.
> Mas existem milhões de artistas que foram "rifados" pelo modelo da
> indústria intermediária (que só fazia da cópias e tinha o monopólio da
> distribuição), independente do talento e qualidade da criação.
>
> mas vale o link como referência

Eu cheguei a ler todos, pois peguei o link ontem e li tudo de noite.

O que eu percebi com essa quantidade limitada de opiniões é que:

1) os que são contra dizem "Somos contra, mas isso não está nos afetando
porque somos sortudos.";

2)os que são a favor dizem "Tá mais é certo, os artistas não podem depender
só de vendagem de discos";

Mas todos parecem se preocupar com quem está iniciando sem dinheiro, e que a
situação pede que todos os artistas se preocupem cada vez mais com a
fidelização dos fãs, já que essa é a única garantia que eles têm. Todos
acham que as gravadoras não querem assumir riscos, e este é um dos motivos
da atual crise.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA