Pessoal,

Meus $0.02 sobre essa discussão:

> Concordo.  Por isso mesmo que eu recomendei cada um cuidar do seu
> próprio e-mail.
>
> Mas, pra quem não tem como, complica.  É que nem não ter carro e querer
> ir onde ônibus não chega.  Complica, é chato e bem difícil de resolver
> pra todo mundo.  Não tenho todas as respostas.  Não tenho tem todas as
> perguntas ;-)

* Se você é tecnicamente capacitado, montar e operar seu
  servidor de correio (e possivelmente outros serviços)
  lhe dá uma série de vantagens em termos de controlar
  bem as coisas.

  Mas não lhe dá automaticamente "privacidade" no sentido
  de "não-rastreabilidade": se as polícias quiserem apreender
  teus servidores, eles começam vendo seu cadastro nos registros
  de domínios, contatam tua empresa de hosting, e por aí vai.
  Especialmente se o hosting for fora do Brasil (como é o meu),
  dá uma trabalheira pra eles e em geral não vale a pena, mas,
  impossível, não é. Se for no Brasil é bem mais fácil.

  Também não te dá automaticamente "privacidade" no sentido
  "sigilo de comunicações", mas isso pode ser obtido por outros
  meios acessíveis até para não-técnicos, como dito mais abaixo.

  Analogia: isso é como ir morar na sua fazenda no interior,
  onde você tem de ter sua própria usina de eletricidade,
  cuidar de suas próprias estradas, ter seu próprio poço
  artesiano. Foi mais ou menos o que o Oliva resolveu fazer
  e o que venho fazendo também. É "elitista", é "pra quem
  pode", técnica ou financeiramente? Sem dúvida. Se essas
  questões são importantes pra você, que crie as condições
  na sua "vida online" para tal -- vá aprender a administração
  de sistemas de informática. Se não é tão importante assim,...
  você terá de se resignar com escolhas que lhe são oferecidas
  por outrém, quer esteja satisfeita com elas ou não.

* Se você não é tecnicamente capacitado, use o serviços do
  Google, ou de seu provedor, ou seu site favorito,.. mas
  você nem necessariamente precisa usar seu nome real --
  adote um pseudônimo (ou "handle", ou "nick", dependendo
  da facção a qual pertença). Nem você precisa se limitar
  a uma conta só -- por que não usar várias?

  Podemos ir mais além: que tal criar toda uma rede de
  relacionamentos no Orkut ou Facebook baseada em pseudônimos?
  A chatice é que basta alguém ou algum de nossos amigos,
  advertida ou inadvertidamente, delatar sua identidade
  real.

  O que eu acho engraçado é, quando sugiro isso, muita
  gente reclama dizendo: "ah, trabalheira danada".
  Se você não está disposto a se dar ao trabalho, é
  provavemente porque a conveniência é mais importante
  pra você do que a privacidade (nas suas várias acepções).
  Outra coisa que já ouvi dizerem é: "ah, esse negócio
  de usar pseudônimo não é coisa de 'gente de bem'."
  Credo, eu, e o Lima Duarte, Allan Kardec, e muitos
  outros, não devemos ser "gente de bem"!

* Se você quer privacidade no sentido de "sigilo de
  comunicações" no seu email, aprenda a usar o GPG.
  Se você usa Firefox e Gmail, use o plugin FireGPG
  que torna bem fácil. É preciso se aventurar um pouquinho
  no mundo dos nerds, mas, não é nada que quem usa
  twitter e MSN não consiga fazer. Para os ativistas:
  façam ativismo para que mais sites passem a usar
  HTTPS, que é cifrado e mais difícil interceptar.
  O percentual de sites que usa HTTPS (em parte ou
  na totalidade) ainda é irrisório comparado com HTTP.

* Se você quer dificultar ser rastreado, vá no site do
  www.tor-project.org, instale-o (há até um "live usb")
  e o use regularmente. Ele "mascara" seu IP, tornando
  a vida dos rastreadores um pequeno inferno. Não é
  perfeito nem infalível (há extensa documentação
  no site explicando os detalhes técnicos, prós, contras
  e cuidados adicionais), mas ajuda muitíssimo.

  A principal desvantagem é que sua navegação fica
  lenta como na época dos modems para linhas telefônicas
  de voz analógicas convencionais.

  RESSALVA: o inciso IV do Artigo 5o da Constituição
  federal veda o anonimato na manifestação do pensamento.
  Se usar alguns dos mecanismos aqui sugeridos, não seja
  descoberto. Se for, esteja preparado para que sua
  frustrada tentativa de anonimato possa ser interpretada
  pelos juízes como má fé.

Combinando esses vários expedientes, é possível, sim,
mesmo para um usuário bem informado mas sem grandes
conhecimentos técnicos, ter uma privacidade razoável
na Internet hoje -- apesar de requerer uma disciplina
férrea. E o que é mais bonito: muito disso nos está
hoje disponível por causa de alguns softwares livres,
como o GPG e o Tor. Liberdade gerando privacidade.

-K.