Oi,

Em Seg, 2008-07-28 às 01:23 -0300, Omar Kaminski escreveu:

> Marcelo,
>
> O código civil atual é de 2002, e entrou em vigor em 2003. Substituiu o
> código civil anterior que era de 1916.
>
> O direito anda (bem) atrás dos fatos, sempre foi assim até hoje. Isto posto,
> nem bem absorvido o atual código civil já é hora de outro em função da
> Internet? A discussão é boa - até que ponto a Internet e as novas
> tecnologias mudaram nossa rotina a ponto de justificarem a criação de novas
> leis específicas.

Na minha opinião SIM. Nos países da Europa, em particular na Espanha e
Catalunya onde eu estava trabalhando, foram criados ultimamente várias
leis civis novas a partir do advento da Internet.
Acompanhei no parlamento Espanhol algumas leis em formulação (sempre
polêmicas), fazendo uma ponte entre os interesses das comunidades de
software livre e cultura livre e os partidos que governam a Catalunya
(pois eu trabalhava na estratégia para a Sociedade da Informação do
governo).
Nunca fiz o trabalho diretamente no parlamento, nem ajudei a redigir
artigos das leis, pois não é  minha praia nem minha especialidade e eu
era "estrangeiro" .
Para isso contávamos com assessores do governo e pessoas da comunidade
española que tem muita experiência nisso, como Roberto Santos da
Hispalinux e o Alberto Barrinuevo que participa desta lista.

>  Sendo que o mesmo já não foi dito com o advento da
> eletricidade, do telégrafo, do telefone, dos carros, dos aviões, dos barcos,
> do rádio, da TV, da TV digital?

Para mim é diferente destes outros adventos. Estas (r)evoluções
tecnológicas que tu citas acima (tirando a TV digital) foram apenas MAIS
UMA (r)evolução tecnológica dentro da "era industrial" sem alterar
substantivamente e massivamente a forma de relacionamentos da humanidade
a ponto de considerarmos a entrada em uma nova era tecnológica.
Segundo meu pensamento, baseado em outros práticos e teóricos como
Castells, estamos vivendo agora uma mudança profunda nos relacionamentos
humanos provocados pela revolução das TIC's que não é só tecnológica. É
uma revolução com efeitos profundos em todas as formas sociais de COMO a
humanidade se relaciona. Acreditamos que estamos transistando para uma
nova era. A "era da informação", pós- era-industrial. Os efeitos destas
transformações/evoluções  no comportamento humano global serão/estão
sendo tão ou mais importantes do que aqueles provocados pela revolução
industrial (século XVII, IXX). As organizações que existem formadas
durante o patamar tecnológico industrial (Estado, partidos, movimentos
sociais, mantenedores das estruturas econômicas, etc) estão perdendo
espaço e capacidade de influência e interlocução com a sociedade a cada
dia que passa pois a sociedade já está vivendo e experimentado a vida na
sociedade em rede e estas estruturas atuam na esfera de relacionamentos
da "era industrial".
Portando este mundo que já é vivido ou sofrido pala população humana
necessita de um novo ordenamento jurídico constitucional para evitarmos
a barbárie digital...

> Segundo determinada interpretação do projeto Azeredo, os usuários podem ser
> presos porque trocam músicas na Internet? Na prática vai faltar cadeia, como
> se já não faltasse - sem falar que para que haja flagrante será necessário
> abertura de inquérito, queixa-crime, pedido de quebra de sigilo, fundadas
> razões, etc. Simplesmente é inviável, caro e porque não dizer, antipático
> sair processando qualquer um por qualquer besteira.

Pois é. Um Estado Policial, como primeiro ordenamento jurídico sobre a
matéria no Brasil.
Discutir o código penal-Azeredo, sem questionarmos pq um código penal
agora se nem tenhamos um código civil é o problema de fundo.
É um erro estratégico.

> Ao mesmo tempo, quem toma uma cerveja e sai dirigindo também corre o risco
> de ser preso.
>
> Ao mesmo tempo, ao se falar em defesa da privacidade como justificativa, há
> cada vez mais câmeras em todos os lugares, e ano que vem os carros receberão
> etiquetas RFID. E alguém está fazendo algo contra isso, que é mais real e já
> está acontecendo?

tudo isso justifica mais ainda a defesa de um código civil de direitos,
referenciado nos DH como prioridade para os debates e não priorizar a
discussão pública somente sobre um código penal.
Acho que entramos no jogo dos caras...tentando melhorar um código penal
(tarefa importante e que n devemos abrir mão). Mas nunca deveríamos ter
perdido e defendido o ponto de vista principal que é
uma questão política de como se colocam as hierarquias num Estado de
Direito.

[]s

Marcelo

--

Marcelo D'Elia Branco
Http://marcelo.softwarelivre.org

MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET
BRASILEIRA
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html
assinar aqui
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition-sign.html