Pois é Marcelo, o debate está bacana,

Baixar áudios, filmes e textos da Internet não é crime, nem mesmo
ilícito.  Nunca foi.  Se a gente acreditar que é, só porque a indústria

Eu particularmente não acho que seja crime, mas "segundo as leis
convencionais", como mencionei, está.

Bem, eu prefiro pegar o rótulo que nos dão (no caso, "criminoso") e mostar
até onde essa armadilha linguística, esse mero instrumento retórico que é
chamar quem distribui material digital de criminoso, ou pirata, é capaz de
levar. Como não tem nada haver, e o quanto estamos longe dos verdadeiros
piratas.

É uma técnica política, *detóurnement*, idealizada pelos situacionistas. Uma
constatação ideológica, mas que resvala pelo lado estético, na palavra.

Eu vejo que é a mesma coisa que o pessoal fez quando fundaram o Partido
Pirata: já que temos esse rótulo, vamos assumí-lo e mostrar o quanto o
pessoal está enganado quando nos taxam assim; vamos mostrar que nossa
condição histórica, técnica e técnológica é essa, e que não adianta
aprisionarmos as leis num anacronismo sem fundamentos.

Eu acredito nessa forma de confrontação, e acho que não tem nada haver o
pessoal não poder se defender porque assumiram o "rótulo" de piratas. Temos
que contestar, que partir pro enfrentamento! Se existe uma arena psíquica,
respaldada nos preconceitos e "pré-conceitos", vamos lutar nela também!

Estou gostando bastante da discussão porque o pessoal está expondo suas
convicções. Vamos lá, t...@s j...@s!!!

Hauhauhauha!!!
Abraços,

2009/2/17 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>

> [...]
>
> editorial quer, o jogo já começa perdido.
>

> eu acho que esta discussão está revelando o ponto de vista ideológico de
> cada um.
> cada um tem um ponto de vista a partir da ótica política que vê o mundo.
>
> Fico mais próximo da visão do Alexandre do que da indústria intermediária
> da cultura. Mais próximo do Alexandre do que daqueles que querem APENAS
> ganhar dinheiro com a indústria de processos judiciais que podem surgir a
> partir da Internet.
>

> quem tá certo?
>
> cada um é coerente com sua ideologia e propósito neste debate.

Filipe Saraiva
Meu blog: http://www.liberdadenafronteira.blogspot.com/

Bacharelando em Ciências da Computação
Universidade Federal do Piauí

Diretor de Inclusão Digital
Executiva Nacional dos Estudantes de Computação - ENEC

Projeto Software Livre - Piauí - PSL-PI