2009/2/17 Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>

> Indeed, it's all around us, and you problably have a boss who explores
> you, or you're the boss exploring.

Não que não haja como você explorar uma pessoa e o resultado disso
beneficiar ambos, mas temos muito mais exemplos de pessoas extremamente
ricas que exploram quem elas podem, o máximo que podem.

> Ok. Cuba! Péssimo exemplo... revoluções representam apenas uma quebra
> de um paradoxo qualquer para substituição por outro. Isso não quer
> dizer que seja ruim, mas também não torna necessariamente toda a
> revolução uma coisa boa.

Isso. O ponto é que se a lei sendo obedecida é benéfica para quem sobrevive
a revolução, ela acaba sendo apregoada como boa. Como sempre, a história é
contada do ponto de vista dos sobreviventes.

Se no futuro a sociedade se desenvolver com base no não reconheciemento da
propriedade intelectual, logo, todos considerarão violações atuais como algo
necessário.

Se ela se desenvolver com base no reconhecimento da propriedade intelectual,
as redes p2p serão todas consideradas criminosas.

Pois é. Deixam de remunerar o autor, mas remuneram a companhia de
> eletricidade, o provedor de acesso, o governo com os impostos
> embutidos aí, a indústria de disco rígidos, cds e dvds graváveis,
> enfim, uma p*rrada de outras pessoas, menos o bendito do autor!

Às vezes mesmo comprando o CD, o autor acaba não vendo a cor do dinheiro,
como acontece muito quando o burro (enganado) do autor vende os direitos
para a gravadora.

> Verdade... será? Quer dizer então que em uma rodovia privatizada, eu
> posso sentar o sarrafo, porque afinal de contas, não é problema de
> ninguém proteger o patrimônio dos outros (no caso, a vida)?

Se sentar o sarrafo quer dizer passar por uma pessoa atropelada sem prestar
socorro, isso você pode. Ninguém vai te prender por você não combater crimes
de trânsito, desde que você mesmo não os cometa.

O quanto a sociedade se engaja para que alguma regra seja seguida é um bom
termômetro para medir o reconhecimento dos valores defendidos por tal regra
naquela sociedade.

Quando as regras são mais importantes para um determinado grupo, você não vê
as pessoas defendendo aquilo com tanto interesse. Às vezes porque as pessoas
não sabem o que deve ser defendido, às vezes porque a regra não tem
utilidade para todos.

Eu cruzo com todo tipo de coisa quando estou navegando na internet. Na minha
vida inteira eu nunca cruzei com pornografia infantil. Se um dia eu olhar,
eu farei tudo que estiver ao meu alcance para que o responsável seja preso
numa cela cheia de negões. Agora se eu não fizer nada, não é justo que eu
seja preso só porque eu tive o azar de clicar no link errado.

Não há como evitar 100%, mas há pelo menos como reduzir. É como
> comprar uma arma de fogo, vc não sabe o uso que a pessoa vai fazer,
> mas pode pelo menos criar processos que reduzam a possibilidade de
> acontecer algo ruim (claro que se esses processos dessem certo, os
> bandidos iam ter que roubar com estilingue...)

Exato. Uma arma de fogo é algo que foi feito para matar. Então se alguém
usar a arma com certeza isso deve ocorrer em situações muito específicas.
Então é certo manter um controle para garantir que as coisas aconteçam
assim.

Já uma faca pode ser usada para matar, mas pode ser usada para muitas outras
coisas. Toda vez que alguém usar uma faca não vai ter que ter sua conduta
avaliada, logo não justifica controle nenhum. As pessoas podem usar facas a
vida toda sem precisar dar satisfação a ninguém.

Não é certo criar um registo para vigiar pessoas que não necessariamente
irão fazer algo que deva ser vigiado. É como eu ser registrado toda vez que
eu passar por uma loja de armas ou por uma boca de fumo, mesmo que eu nunca
compre armas ou drogas.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA