2010/3/14 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

>  Receber uma notificação por ter um blog não tem a ver com Internet Livre
> ou não?

Não distorça as palavras. A notificação não é por ter um blog, é por usar o
trademark (no caso o nome) da empresa no blog.
Claro, é um uso bom, uma referência justificável, que não teria o efeito de
parecerem declarações oficiais da Nokia para a maioria das pessoas.
A maioria das empresas tolera bem isso e até então a Nokia era tido como uma
delas. Até que o que parece ter sido um incidente aconteceu e a empresa
ficou malvista por isso.

> Nós nos beneficiamos da nokia ter uma marca forte? Nós quem caraíba?

Obviamente que nos beneficiamos. E muito. Imagine você ir à Santa Ifigênia
em São Paulo pra ver se consegue o maravilhoso tablet-celular N900 da Nokia,
com um Linux razoavelmente completo (o Maemo 5) que tem sido as meninas dos
olhos de todo geek que gosta de dispositivos móveis.

Você encontra lá um aparelhinho igualzinho, com a mesma caixa que viu nas
propagandas, com a marca da Nokia estampada.

Você vai e compra. O aparelhinho é esse aqui: http://is.gd/9Zkfm - compare
com o N900 original, da Nokia: http://www.youtube.com/watch?v=SvKL7To6VbM -
é idêntico na aparência. Tem o mesmo teclado slider, inclusive com a mesma
disposição. Tem a *marca* Nokia estampada.

Mesmo assim, é uma falsificação, um produto extremamente inferior que *não
roda GNU/Linux*.

Se a Nokia utilizar a lei e impedir este produto com o nome Nokia N900 de
chegar no mercado brasileiro, ela não estará te beneficiando? Não estou nem
falando da forma do telefone -- se quiser, tem outro clone com a forma menos
parecida e com teclado slider vertical ao invés do horizontal -
http://is.gd/9Z3Vl - e sim do nome. Você prefere *mesmo* correr o risco de
ser enganado?

Eu quero um mundo sem patentes... E hoje as marcas se estruturam nas
> patentes e exclusividades...

+1. Mas estamos falando de trademarks, que como a FSF bem
explica<http://www.gnu.org/philosophy/not-ipr.pt-br.html>,
é algo extremamente diferente de patente. E se for pra ser razoável e mais
realista, que extingamos primeiro as patentes de software em todo lugar, pra
depois irmos atrás das patentes genericamente.

Ps - a Nokia só se retratou porque pegou mal... Um desentendimento entre seu
> dep de marketing e seu dep jurídico.. Não foi por uma questão ética... Não
> foi um erro qualquer.. Ela tem um departamento jurídico para ficar
> fiscalizando os outros.

Pode ser que sim. Pode ser que não. O caso é, ambos os lados parecem
defensáveis atualmente. Não acho que saberemos tão facilmente das "intenções
reais" de uma corporação nesse contexto.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa