Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Ricardo L. A. Banffy

Este professor está abaixo de qualquer crítica.

Rodrigo Otávio Moraes wrote:


[ http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5405language=pt 
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5405language=pt ]


--
We've all been raised on television to believe that one day we'd all be 
millionaires, and movie gods, and rock stars. But we won't. And we're 
slowly learning that fact. And we're very, very pissed off. 


Tyler Durden
(Fight Club)




___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Ricardo L. A. Banffy

Tenho pena dos alunos dele

Ufa wrote:

Nem sei pq me dei ao trabalho de ler
No final senti aquela sensação de tempo perdido :)

Ufa


2006/11/29, Ricardo L. A. Banffy [EMAIL PROTECTED]:

Este professor está abaixo de qualquer crítica.

Rodrigo Otávio Moraes wrote:

 [ http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5405language=pt
 http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5405language=pt ]

 --
 We've all been raised on television to believe that one day we'd 
all be

 millionaires, and movie gods, and rock stars. But we won't. And we're
 slowly learning that fact. And we're very, very pissed off. 

 Tyler Durden
 (Fight Club)


 



 ___
 PSL-Brasil mailing list
 PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
 http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
 Regras da lista:
 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil



___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil



___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

O problema é quando as pessoas se acostumam com o mal cheiro ao ponto de não
reclamar mais.

É curioso o fato da Microsoft promover conjuntamente nesse final ano os
lançamentos de Vista+Office 2007+ Exchange 2007. Mesmo sabendo Exchange só
estará pronto no começo de 2007.

Outro detalhes interessante sobre o Exchange é que a Microsoft trabalha
fortemente para sua adoção dentro de empresas de grande porte no Brasil
(creio que isso deva se repetir mundo afora). Muitas delas empresas do setor
público. Sei de algumas histórias de arrepiar os cabelos.

Na minha modesta opinião essa é uma estratégia bastante inteligente por três
motivos:

O primeiro e mais óbvio é que interessa a MS estender a dependência do
usuário para além do SO, melhor do que depender de uma aplicação que só roda
em Windows é depender de um navegador (que lhe permite ver o mudo) que só
roda em Windows, mas muito melhor ainda é depender de todo um ambiente de
colaboração (ubíquo) que só a MS pode oferecer.

Segundo, nessa linha do ambiente de colaboração faz muito sentido promover
os três produtos juntos (eu adicionaria ainda o Sharepoint - acredito que a
MS não o fez porque ainda não finalizou os temperos necessários para
fornecer seu wiki envenenado), afinal o software da MS se vende devido ao
fator integração. E ela certamente sabe que essa tríade fornece ao usuário
corporativo um enorme valor e que vêm substituindo com sucesso soluções como
o Notes.

Terceiro, Ray Ozzie.

Agora quanto ao Mono, acho que a MS tem outros planos melhores para ele.
Penso que ela está estudando isso com muito carinho.

Um tênue indício disso (mas não menos curioso) é que uma foto apontando para
uma entrevista do Icaza está estampada em destaque no Port 25 (
http://port25.technet.com/) já há várias e várias semanas.

Abraço,

ASF

On 11/29/06, Ricardo L. A. Banffy [EMAIL PROTECTED] wrote:


Olival Júnior wrote:

 Particularmente, sempre vi o projeto Hula como mais outro projeto de
 webmail + agenda (como o tal do OpenGroupware.org ou algo assim. Alguém
 lembra?). Todos esses projetos parecem começar dizendo q serão o MS
 Exchange killer e depois de um tempo percebe-se q a coisa não é bem
assim.

 Acho q quem não usa MS Exchange já possui milhares de alternativas
 livres para suas funcionalidades e normalmente não vai querer jogar fora
 todo o investimento em integração da solução fora por um projeto ou
 outro (vejam só, vc tem de integrar um servidor de e-mail - pop, imap,
 etc -, um anti-spam, um anti-vírus, um front-end web, uma ferramenta de
 agenda, o banco de dados onde os compromissos - e talvez as msgs - serão
 guardados, etc).

O Exchange é bem mais do que e-mail com agenda - ele é uma infra de
workflow razoavelmente poderosa e, pelo menos alguns anos atrás, bem
sacal de programar.

Os pequenos usuários de Exchange estão bem servidos com quase qualquer
coisa. Os grandes usuários (cá pra nós, coitados - Exchange é,
provavelmente, o software mais frágil que a MS já fez) dependem das
funcionalidades de workflow e não podem migrar tão facilmente.

 Por outro lado, como eu sempre disse em várias oportunidades, o MS
 Exchange possui um fator de TCO q poucos levam em conta, chamado cost
 of disposal (custo de jogar algo fora, sendo bem literal): o Exchange
 guarda suas msgs e agenda em uma base proprietária, e nas versões
 recentes tem laços estreitos com o MS Active Directory, q lhe serve de
 catálogo de endereços, facilita o uso de certificados digitais, etc. A
 partir de determinado volume de mensagens e número de usuários, migrar
 uma instalação MS Exchange para qualquer coisa (seja livre ou
 proprietária), sem perdas significativas envolve um esforço hercúleo, se
 é q seria totalmente possível. Assim, quem já se comprometeu em algum
 momento com MS Exchage acaba ficando dependente pro resto da vida.

Coitados. Digo isso de coração - tenho clientes que usam.

 E aí chega essa notícia da Novell pouco tempo depois do famigerado
 acordo com a MS. Fica a dúvida: a Novell está com poucos recursos e
 resolveu priorizar o q pode dar certo ou no meio do texto do acordo com
 a MS havia previsão de se jogar fora tudo o q não fosse diretamente
 ligado às ofertas do SUSE Linux (como o Mono, por explo)? A Novell se
 vendeu ou está trabalhando pra não ser vendida? ;-)

Eu sinto cheiro de podre.
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Olival Júnior


Em 29/11/2006, às 08:49, Ricardo L. A. Banffy escreveu:

O Exchange é bem mais do que e-mail com agenda - ele é uma infra de  
workflow razoavelmente poderosa e, pelo menos alguns anos atrás,  
bem sacal de programar.


Hmmm... O adjetivo poderosa eu colocaria com um certo cuidado, já q  
engines mais especializadas e nem tão caras assim são mais versáteis.  
Como vc mesmo disse, fazer workflow no Exchange é penoso (eu tive  
minha fase de fazer isso usando VB no Exchange 5.5 há 6 ou 7 anos  
atrás e pra mim bastou). Há um programinha no Office 2003 pra tentar  
melhorar isso, o tal do OneNote ou algo assim, não é?


De qqr forma, meu pto é q, mesmo q vc não use os recursos de workflow  
dele (e conheço poucos q efetivamente usam - e qdo usam, tem uma  
camada de software de terceiros para abstrair a complexidade da API),  
migrar as msgs e compromissos é bem complicado (a partir de certo  
volume), pq se trata de um banco de dados próprio, ao invés de um  
formato mbox da vida, por explo, ou um iCal. Assim, pelo q vi por aí,  
migrar para fora do Exchange (mesmo sem usar a engine de workflow)  
não é tarefa trivial.



Coitados. Digo isso de coração - tenho clientes que usam.


Vide a esplanada dos Ministérios em Bsb . . . :-)

[ ]s,

olival.junior

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Mario Teza volta a moderar a lista

2006-11-29 Por tôpico Edgard Piccino

Opa! Muito boa notícia Mário. Sua moderação certamente vai elevar a
qualidade da discussão na lista.

Anúncio de bons tempos para o SL.

Abs

Edgard

On 11/24/06, [EMAIL PROTECTED] [EMAIL PROTECTED] wrote:

Colegas

Estou retornando a moderação da lista.
Ando com muita dificuldade de acompanhar a lista mas a paciência esgotou.
Depois de tantos debates, ano passado criamos regras para a lista.
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Constantemente elas estão sendo quebradas.
Com essa mensagem informo que estou procedendo as remoções das pessoas que as
estão violando.
Peço humildemente que todos e todas façam um esforço para tornar esta lista
uma ferramenta para avançarmos o software livre no Brasil.

mario teza


Quoting Licio Fernando [EMAIL PROTECTED]:

 On 11/24/06, Olival Júnior [EMAIL PROTECTED] wrote:

 A parte que dizia respeito a mim e ao Kafka já foi encerrada. Se vcs
 realmente quiserem continuar esse assunto, peço q ao menos tirem meu nome do
 subject, ok?


 Quando alguem fizer uma busca no google agora usando:

 define: olival

 O que será que vai aparecer?[joke]

 Definitivamente não é legal usar esse tipo de subject em mensagens de uma
 lista publica.


 --
  ,= ,-_-. =. Licio Fernando [EMAIL PROTECTED], member.fsf.org}
 ((_/)o o(\_)) Jabber: [EMAIL PROTECTED]  |  I Seek You (Icq): 271062447
  `-' (. . ) `-'   Linux user: 343587 | Ubuntu - GNU/Linux
   \_/ http://www.licio.eti.br

 -BEGIN GEEK CODE BLOCK-
 Version: 3.1
 GCM/CS/s/m d+(--) s: a-- C+++ UL+++ P++ L+++$ E W++ N+++ o K- w--
 O M- V- PS+ PE- Y+ PGP+ t++ 5+ X- R+ tv- b+++ DI D G e++ h r++ y+
 --END GEEK CODE BLOCK--




-
Associacao Software Livre.Org - http://www.softwarelivre.org/

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Lucas Arruda (llbra)

O pior de tudo e que ele da aula aqui em BH na UFMG.


--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Quanto ao Ray Ozzie, não quis dizer que ele ajudou a arquitetar a
estratégia. Ele é o meu terceiro motivo porque para a Microsoft acho que
ele representa algo como um Romário de cara para o Gol, entende?

Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não simpatiza
muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento estranho de que a
gigante gostaria de aprontar algo mais sutil para ele, além da estratégia
já em curso do  cachorro corrento atrás do próprio rabo!

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/

On 11/29/06, Olival Júnior [EMAIL PROTECTED] wrote:



Em 29/11/2006, às 12:45, Antonio Fonseca escreveu:

É curioso o fato da Microsoft promover conjuntamente nesse final ano os
lançamentos de Vista+Office 2007+ Exchange 2007. Mesmo sabendo Exchange só
estará pronto no começo de 2007.


É a sexta força de Porter: produtos complementares. O MS Office já vem
sendo posicionado como plataforma de trabalho cooperativo há um tempinho.
Acho q desde a versão XP eles começaram a dedicar mais atenção à integração
do pacote com o Exchange (cujo workflow é complicado de utilizar, conforme
comentamos em outra msg aqui) e o Shared Point (curiosamente, na época do
Exchange 5.5 ele e o SPoint tinham um problema sério de integração).

Q eu me lembre, este reposicionamento do MS Office veio junto com aqueles
relatórios q demonstravam q seus clientes já estavam bem atendidos mais ou
menos desde a versão 97, em termos de uso comum (edição de textos,
planilhas básicas, etc), evitando os onerosos upgrades da plataforma. Daí
veio a concorrência com o OpenOffice.org, q se posicionava como um Office
bom o bastante para essas atividades comuns.

Q fez a MS? Estabeleceu q o MS Office era uma plataforma de trabalho
colaborativo com maior segurança no compartilhamento de documentos (contanto
q vc usasse toda a sua infra MS de cima a baixo). O Exchange aparece como
coadjuvante nessa jogada, pois seria parte dessa infra necessária à
colaboração e compartilhamento seguro de documentos. Por sua vez, tudo isso
depende do MS Active Directory, onde no final das contas estão os catálogos
de usuários e suas chaves.

Assim, a força do produto acaba sendo sua integração, mas tbém a fraqueza
para quem depende de algum pto dessa rede.


Outro detalhes interessante sobre o Exchange é que a Microsoft trabalha
fortemente para sua adoção dentro de empresas de grande porte no Brasil
(creio que isso deva se repetir mundo afora). Muitas delas empresas do setor
público. Sei de algumas histórias de arrepiar os cabelos.


Qdo eu sai da Receita Federal para a ESAF, lá por 95, o Serpro estava
colocando Exchange por lá (Receita e MinFaz como um todo - a única
resistência era a SFC ou STN q usava Novell Groupwise). Qdo fui pra ESAF e
fechamos um contrato de serviços com o Serpro, o correio eletrônico
oferecido tbém era Exchange. Aliás, ele fornecia como serviço: eles
mantinham o servidor no data center deles e vc conectava lá. No extinto Mare
tbém empurraram Exchange e por aí vai. O próprio Serpro teve dificuldades pq
tinha um investimento alto em Lotus Notes, mas acho q, no final, acabaram
indo pro Exchange tbém. Assim, o MS Exchange dominou a esplanada dos
Ministérios. Acho q só não usou quem não tinha grana. Vc sabe, ninguém é
despedido por contratar Microsoft era a versão anos 90 do ninguém é
despedido por contratar IBM algumas décadas antes.


Terceiro, Ray Ozzie.


Apesar dele ser quem é, acho q a estratégia precede o sujeito uns bons 5
anos.


Agora quanto ao Mono, acho que a MS tem outros planos melhores para ele.
Penso que ela está estudando isso com muito carinho.

Um tênue indício disso (mas não menos curioso) é que uma foto apontando
para uma entrevista do Icaza está estampada em destaque no Port 25 (
http://port25.technet.com/) já há várias e várias semanas.


O Mono, para a MS, é a grande cartada para demonstrar em tribunais q sua
plataforma não é monopolista. Além disso, faz um tempinho q o Icaza  tem
relações mais amigáveis com a MS (lembra daquela entrevista na Info onde ele
disse q tentou trabalhar lá e não conseguiu? Sem falar naquela foto no blog
dele com o CTO da Microsoft e o Nat Friedman - aliás, não foi ele q lançou o
projeto Hula? -  dançando can-can) do q com a própria FSF (lembro de um
podcast recente onde o comentário dele a respeito do Stallman insistir no
termo gnu/linux foi isn't it a silly thing?). Como ela serve pra isso e
está longe de ameaçar a plataforma .Net, já q sua lista de features sempre
está um pouco atrás e vc não vê uma migração em massa de desenvolvedores
.Net no Windows para Mono no gnu/linux, acho q eles a toleram. Se ela algum
improvável dia ameaçar o mercado do .Net, vamos ver se a coisa continua
assim. ;-)

[ ]s,

olival.junior

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Certamente que sim (para as duas conjecturas). Você recorda o nome ou alguma
referência sobre esse projeto da casa?

Abraço,

On 11/29/06, Ricardo L. A. Banffy [EMAIL PROTECTED] wrote:


Há uma coisa que me passou pela minha cabeça que fala contra a
Conspiração Novel + MS: A SuSe trabalhava em um outro produto, similar
ao Hula (que era derivado de um outro projeto da Novell) antes de ser
comprada.

Eles simplesmente podem ter escolhido qual dos dois filhos manter e qual
dos dois expulsar de casa.

Lembrando que a Novell não pode matar um projeto open-source - se alguém
quiser, pode pegá-lo e seguir adiante.

Antonio Fonseca wrote:
 O problema é quando as pessoas se acostumam com o mal cheiro ao ponto de
 não reclamar mais.

 É curioso o fato da Microsoft promover conjuntamente nesse final ano os
 lançamentos de Vista+Office 2007+ Exchange 2007. Mesmo sabendo Exchange
 só estará pronto no começo de 2007.
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil





--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Eu concordo com você Lucas e minha fala anterior não diz o contrário. Eu
particularmente não tenho nada contra o Mono tampouco contra tecnologias que
possibilitam independência de plataforma.

Pra falar a verdade acho que isso é o mais saudável de ser buscado e um
objetivo de longa data para todos os usuários de computadores. Note que
geralmente aplicações open source estão disponíveis para múltiplas
plataformas e é assim que deve ser.  Se escolho utilizar como o sistema
operacional o Linux, por exemplo, eu devo fazê-lo unicamente por suas
virtudes não porque esta ou aquela aplicação só executa nessa plataforma.

O mais perverso elemento do modelo de negócio da Microsoft é justamente o
aprisionamento à plataforma deles. É isso o que realmente alimenta seu
monopólio. O código fechado é apenas uma característica técnica a serviço
desse modelo.

Mas veja, é importante não perder de vista também que hoje ao implementar
essas camadas de compatibilidade você sempre estará trilhando um caminho
pantanoso. Especialmente enquanto estiver lidando com a compatibilidade
entre outros sistemas e os da Microsoft, uma empresa agressiva e
historicamente desleal. E enquanto pairar sobre nossas cabeças a sombra das
patentes de software.

Abraço,

On 11/29/06, Lucas Arruda (llbra) [EMAIL PROTECTED] wrote:


Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não
 simpatiza muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento estranho
 de que a gigante gostaria de aprontar algo mais sutil para ele, além da
 estratégia já em curso do  cachorro corrento atrás do próprio rabo!


Acho que a gente nao pode ser muito tendencioso para um lado e nao
perceber a tendencia de mercado.

Ela e a integracao do sistemas, modularizacao, coisas funcionando de modo
mais compativel. A MS para nao ficar de fora apoia projetos desse tipo. E eu
nao acho de todo um mal, pois o Mono e totalmente independente, como o Wine,
uma camada de compatibilidade, e nao um emulador.
Temos que fazer com que o cara que desenvolva em C# possa tambem usar o
Linux, e aproveitar dos beneficios que isso pode nos trazer.

Se a MS resolver fazer algo, o Mono ainda sera nosso, basta quebrar essa
camada de compatibilidade, e quem for pro lado da MS que va, mas com certeza
muitos ficarao no lado do Linux. As coisas pode morrer com o tempo, so nao
podemos  deixar de aproveitar oportunidades. Nao ter o Wine para o Linux
significaria perder muita gente que roda uma coisa ou outra nele, e tambem
significaria nao ter muita coisa do mundo Windows no Linux, o que resultaria
na perda de usuario do Linux.

Criar camadas de compatibilidade é e sempre será melhor para o nosso lado,
onde falta compatibilidade com o tradicional.




--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil





--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Marcelo Mendes

On 11/29/06, Lucas Arruda (llbra) [EMAIL PROTECTED] wrote:

O pior de tudo e que ele da aula aqui em BH na UFMG.

O pior de tudo é que ele dá aula.(ponto) ;)

--
Free Software is not the only way, but it's a correct way.
Marcelo Mendes ( x_madbot )
[EMAIL PROTECTED] | ICQ: 106452350

-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.1 (GNU/Linux)

iD8DBQFDac8QERhDwjN7vvcRAjccAJ9Q/kT55xrp5D5Rh9vILxDkPRoy0QCfZQN4
shih3kdTiOaOn9gka58DKzA=
=8/6v
-END PGP SIGNATURE-
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Lucas Arruda (llbra)


 O pior de tudo e que ele da aula aqui em BH na UFMG.
O pior de tudo é que ele dá aula.(ponto) ;)



Verdade!  :)


--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Olival Júnior


Em 29/11/2006, às 14:13, Antonio Fonseca escreveu:

Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não  
simpatiza muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento  
estranho de que a gigante gostaria de aprontar algo mais sutil  
para ele, além da estratégia já em curso do  cachorro corrento  
atrás do próprio rabo!




Não tenho nada contra o Icaza (conheci o cara em 2003, aqui em Bsb, e  
chegamos a trocar uns e-mails sobre o Mono, na época ainda bem mais  
incipiente do q hj - o cara é tranqüilo e super articulado). Só  
apontei as relações dele serem amigáveis para a MS para poder dizer q  
não é surpresa sair foto e entrevista dele no portal open source da  
MS. Surpreso eu ficaria se aparecesse o Stallman . . . ;-)


Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de  
empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono e  
sabe-se lá o q está escrito nas letras miúdas do contrato com a MS.


[ ]s,

olival.junior___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Ricardo L. A. Banffy
Na verdade, independência de plataforma já foi implementado com sucesso 
há vários anos.


Na verdade, antes de eu me interessar por computadores (meados dos anos 
80) o pessoal do Smalltalk fazia isso todos os dias.


Antonio Fonseca wrote:
Pra falar a verdade acho que isso é o mais saudável de ser buscado e um 
objetivo de longa data para todos os usuários de computadores. 

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Lucas Arruda (llbra)


Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de
empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono e
sabe-se lá o q está escrito nas letras miúdas do contrato com a MS.



Com certeza, até porque o C# no fundo é uma cópia do Java.

Só gostaria de ver alguns esforços maiores da Sun em poder compilar
o código para uma máquina específica antes do código ser executado
ou antes de sua distribuição, assim ficaria mais fácil distribuir um .exe
e um .bin ao invés de dar um jar.

O GCJ já faz isso, e também existem produtos comerciais que o fazem.



--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Concordo.

Mas os caras de Redmond devem gostar muito do Icaza, hein.

A foto dele está lá em destaque faz bastante tempo! :-)

Abraço,

On 11/29/06, Olival Júnior [EMAIL PROTECTED] wrote:



Em 29/11/2006, às 14:13, Antonio Fonseca escreveu:

 Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não
 simpatiza muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento
 estranho de que a gigante gostaria de aprontar algo mais sutil
 para ele, além da estratégia já em curso do  cachorro corrento
 atrás do próprio rabo!


Não tenho nada contra o Icaza (conheci o cara em 2003, aqui em Bsb, e
chegamos a trocar uns e-mails sobre o Mono, na época ainda bem mais
incipiente do q hj - o cara é tranqüilo e super articulado). Só
apontei as relações dele serem amigáveis para a MS para poder dizer q
não é surpresa sair foto e entrevista dele no portal open source da
MS. Surpreso eu ficaria se aparecesse o Stallman . . . ;-)

Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de
empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono e
sabe-se lá o q está escrito nas letras miúdas do contrato com a MS.

[ ]s,

olival.junior___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil





--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Marcelo D'Elia Branco
Em Qua, 2006-11-29 às 12:00 -0200, Ricardo L. A. Banffy escreveu:
 Este professor está abaixo de qualquer crítica.

uma vedete-masoquista em busca de um minuto de fama junto a
comunidade...

(desculpem a maldade...) 

Marcelo

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Lucas Arruda (llbra)

Acho que ele ta querendo dar uma de malzão, de sabichão, que vai
desvendar o segredo por trás do SL, através de uma mídia alternativa
que revela a verdade para pessoas alienadas como nós.


--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Marcelo D'Elia Branco
Em Qua, 2006-11-29 às 15:30 -0200, Olival Júnior escreveu:

 Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de  
 empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono 

desculpe meu amigo Miguel de Icaza, mas eu concordo com o Olival.
A base Java instalada (investimento feito), a maturidade dos projetos
Javalivre's, o número de profissionais capacitados no mercado, uma
grande e organizada comunidade (o Bruno me falou em 80.000 no Brasil),
uma base acadêmica, etc...e agora a confiança da comunidade
garantida pela GPL...

nao estou questionando a tecnologia em si, mas tentando imaginar em que
segmento será o espaço do MONO...

marcelo






-- 
Santiago de Compostela discute as mudanças que a Internet está provocando no 
mundo da cultura
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Blogs/MarceloBranco

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Olival Júnior


Em 29/11/2006, às 14:57, Antonio Fonseca escreveu:

O mais perverso elemento do modelo de negócio da Microsoft é  
justamente o aprisionamento à plataforma deles. É isso o que  
realmente alimenta seu monopólio. O código fechado é apenas uma  
característica técnica a serviço desse modelo.




Mas, aqui, eu acho q as distribuições gnu/linux em geral precisam  
fazer o dever de casa, já q insistem em diferenciar coisas q estão  
longe de representar uma vantagem ou mesmo ferir o espírito do  
projeto da distribuição. Pegue o Apache Http Server, por explo. Agora  
vá em 3 das principais distribuições e veja como elas alteram os  
diretórios default e até mesmo o nome dos arquivos de configuração do  
Apache. Depois tente encontrar uma explicação racional para isso q  
seja convincente. Parece até tentativa de lock in para diferenciar os  
cursos de gnu/linux específicos de cada distribuição (senão, todo  
mundo fazia cursos LPI e ninguém se preocuparia com certificações Red  
Hat ou Novell SUSE).


Acho q é preciso ficar atento q, qdo um elemento de uma rede de valor  
não traz grana, os seus elementos adjacentes são o lugar onde o  
dinheiro está. Assim, em tese não faria diferença a distribuição q vc  
usa pq a base de código seria mais ou menos a mesma, então a  
diferenciação caminha para os elementos de apoio a isso, como os  
serviços de treinamento, a codificação de patches, etc e tal. Porém,  
para diferenciar esses serviços vc tbém tem de ter uma base de código  
levemente diferenciada, senão não faria diferença vc ter treinamento  
Red Hat ou um LPI genérico. Ok, uma Red Hat faz bem mais do q  
trocar nome de arquivos, já q a base de código dela tem de ser  
robusta o suficiente para rodar em data centers e tal, mas q há muita  
coisa pequena sendo modificada sem razão aparente, isso há . . .


[ ]s,

olival.junior___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Olival Júnior
Bom, olha aqui a foto dele e do Nat Friedman dançando can-can em um  
hotel com o David Vaskevitch, então CTO da MS (isso foi em 2004):  
http://nat.org/2004/april/surrounded.jpg


:-)

Realmente, eles devem gostar do cara e não é de hj . . .

[ ]s,

olival.junior

Em 29/11/2006, às 15:45, Antonio Fonseca escreveu:


Concordo.

Mas os caras de Redmond devem gostar muito do Icaza, hein.

A foto dele está lá em destaque faz bastante tempo! :-)

Abraço,

On 11/29/06, Olival Júnior [EMAIL PROTECTED] wrote:

Em 29/11/2006, às 14:13, Antonio Fonseca escreveu:

 Quanto ao Mono, concordo com suas observações (parece que você não
 simpatiza muito com o Icaza :-)). Ainda assim tenho um sentimento
 estranho de que a gigante gostaria de aprontar algo mais sutil
 para ele, além da estratégia já em curso do  cachorro corrento
 atrás do próprio rabo!


Não tenho nada contra o Icaza (conheci o cara em 2003, aqui em Bsb, e
chegamos a trocar uns e-mails sobre o Mono, na época ainda bem mais
incipiente do q hj - o cara é tranqüilo e super articulado). Só
apontei as relações dele serem amigáveis para a MS para poder dizer q
não é surpresa sair foto e entrevista dele no portal open source da
MS. Surpreso eu ficaria se aparecesse o Stallman . . . ;-)

Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de
empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono e
sabe-se lá o q está escrito nas letras miúdas do contrato com a MS.

[ ]s,

olival.junior___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ 
RegrasDaListaPSLBrasil




--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ 
RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Elias Mussi
Boas,

O cara é bom ...  mas em engenharia eletrica ... em SL ele nao tem a minima 
ideia do que está falando ... caiu nas mesmas falácias de sempre ...

Olha q já trabalhei com ele ... desenvolvi um monte de coisa com SL ... os 
servidores eram SL ... tá ... só nunca contei para ele ;)

Eu respeito pacas o trabalho dele ... mas esse artigo foi triste demais ... 
qdo voltar la na UFMG vou ver se converso com ele sobre este artigo.

Abraços

-- 

Eng. Elias Mussi
[EMAIL PROTECTED],minaslivre.org}
Brasília - DF - Brasil
GNUpg: 0x6217EA42
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Hoje muita gente é mais o Java porque ele começa a mudar pro lado de cá!
Até bem pouco tempo não era assim. A Sun esperneava com argumentos vazios
para mantê-lo proprietário e pessoas como o Bruno assumiam uma postura
bastante agressiva e depreciativa em relação a outras tecnologias, muitas
vezes sem qualquer fundamento consistente para isso.

E esse discurso de maturidade, base instalada, profissionais capacitados,
etc, etc... também temo seu lado nefasto. Para um bom exemplo disso basta
observar que uma espécie de ditadura do Java vêm se instaurando
progressivamente nos currículos da instituições de ensino superior no
Brasil.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/

On 11/29/06, Marcelo D'Elia Branco [EMAIL PROTECTED] wrote:


Em Qua, 2006-11-29 às 15:30 -0200, Olival Júnior escreveu:

 Agora, se a questão é ser multiplataforma usando tecnologia de
 empresas tradicionais, hj sou mais um Java GPL v2 do q o Mono

desculpe meu amigo Miguel de Icaza, mas eu concordo com o Olival.
A base Java instalada (investimento feito), a maturidade dos projetos
Javalivre's, o número de profissionais capacitados no mercado, uma
grande e organizada comunidade (o Bruno me falou em 80.000 no Brasil),
uma base acadêmica, etc...e agora a confiança da comunidade
garantida pela GPL...

nao estou questionando a tecnologia em si, mas tentando imaginar em que
segmento será o espaço do MONO...

marcelo






--
Santiago de Compostela discute as mudanças que a Internet está provocando
no mundo da cultura
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Blogs/MarceloBranco

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Novell cancela projeto em SL . . .

2006-11-29 Por tôpico Antonio Fonseca

Acabo de participar de um chat com a presença de Nat Friedman no
irc.freenode.net, canal #ubuntu-classroom. Esse bate-papo faz parte da
programação do Ubuntu Open Week (https://wiki.ubuntu.com/UbuntuOpenWeek) -
OpenSuSE Invite Discussion - Mark Shuttleworth - que ocorre durante toda
essa semana.

Para quem interessar transcrevo abaixo a participação de Nat Friedman
(nickname Nat_) que terminou há alguns minutos. Mark Shuttleworth participa
como o nick sabdfl.

Panzerboy_ lol
Nat_ You were killed by a grue :-)
tuxub :p
Nat_ Thanks for the invitation to say something, I appreciate that, but I
was just hear to lurk and listen :-)
sabdfl story of my life :-)
* no1z ([EMAIL PROTECTED]/no1z) has joined #ubuntu-classroom
* nejc has quit (Read error: 110 (Connection timed out))
Nat_ I do think a lot of people misunderstand and blow out of proportion
the Novell/MS deal
* acacs has quit (Ex-Chat)
* sg ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
Amaranth Nat_: Tell a joke?
* Sufixx ([EMAIL PROTECTED]) has left #ubuntu-classroom
* Ltsvenks ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
Nat_ I can understand why people would be concerned about a partnership
with Microsoft, but I guess I'd ask people to look at the situtaion and try
to see if there's really a real harm being done.
Nat_ And if people have questions I'm glad to field those :-)
Nat_ Here or elsewhere
* abknicker ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
Nat_ I'm also on another phone call right now so I'm not really as
articulate as, like, I'd want to be
* Dinxter has quit (jumps ship)
* tom56 ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
Nat_ ;-)
* BenC ([EMAIL PROTECTED]/developer/bcollins) has joined #ubuntu-classroom
sabdfl ok, questions for Nat_ in -chat, i'll post here
* nejc ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
* enkrates ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
Nat_ Thanks :-)
* mdy ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
* tvnz ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
* Pericope ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
oblio Nat_: for microsoft, no harm :))
* vonkleist ([EMAIL PROTECTED]) has
joined #ubuntu-classroom
* siegie has quit (Read error: 104 (Connection reset by peer))
sabdfl (18:52:13) jku_: QUESTION: Nat_, so you disagree with sabdfl about
the meaning/importance of the patent-part of the deal? Do you see no ill
effects for the free software community?
eboogie Nat_ : can you clarify the comments steve balmer made about the
future infringements?
* ign0s ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
* amarillion has quit (Ex-Chat)
Nat_ Personally I think we got MS to acknowledge that Linux is real, that
it matters; we got a lot of money from them that we can use to continue to
subsidize writing free software -- software that shows up in Ubuntu, for
example; we didn't violate the GPL and I don't think there's any real harm
to any other parties.
apokryphos !questions
ubotu Please ask your questions in #ubuntu-classroom-chat
* __lynX has quit (Operation timed out)
eboogie you're right...my bad.
sabdfl (18:52:16) KHatfull: QUESTION: (for Nat_) Can you give us the short
3-5 sentence statement on what the Novell/MS deal means to someone iside
openSUSE?
Nat_ Microsoft has been making threatening noises about Linux and their
patents for years and years, that's nothing new
* amarillion ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
* thotz ([EMAIL PROTECTED]) has joined
#ubuntu-classroom
* rikai_ ([EMAIL PROTECTED]/rikai) has joined #ubuntu-classroom
* MisterN is now known as MisterN|afk
Nat_ I think it menas basically nothing for someone inside opensuse,
except I hope it means that we get to hire more people to contribute to
opensuse.
Nat_ One of the things we asked Microsoft to put in the deal, and which
they tried to put in, is a promise never to sue a person for their
association with free software
sabdfl (18:53:03) LoudMouthMan: QUESTION: NAT_ can you introduce your self
and clarify your relationship with OPensuse and Suse/Novell ?
* rhk_ has quit (Read error: 104 (Connection reset by peer))
sabdfl drumroll...
* rikai has quit (Nick collision from services.)
* engla ([EMAIL PROTECTED]/Sverdrup) has joined #ubuntu-classroom
* rikai_ is now known as rikai
Nat_ They didn't do a great job of that, but they're going to redraft it
and we hope to see something improved at some point soon :-)
* talat ([EMAIL PROTECTED]) has joined #ubuntu-classroom
sabdfl (18:53:27) Bourlotieris: QUESTION: No real harm done - do you
believe that Balmer would make the UNACCEPTABLE announcement he did a few
days ago if there was no deal with Novell?
Nat_ Oh, I'm Nat Friedman, I cofounded a company called Ximian in 1999; in
2003 we sold it to Novell; now I'm CTO of the Linux group at Novell.  I live
in Germany.
Nat_ Well, first I agree that Ballmer's statements were totally
unacceptable
Nat_ and our CEO published an open letter in which he said the same thing
sabdfl (18:53:38) apokryphos: 

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Ricardo L. A. Banffy

Mande um tapa na nuca em nosso nome.

Elias Mussi wrote:

Boas,

O cara é bom ...  mas em engenharia eletrica ... em SL ele nao tem a minima 
ideia do que está falando ... caiu nas mesmas falácias de sempre ...


Olha q já trabalhei com ele ... desenvolvi um monte de coisa com SL ... os 
servidores eram SL ... tá ... só nunca contei para ele ;)


Eu respeito pacas o trabalho dele ... mas esse artigo foi triste demais ... 
qdo voltar la na UFMG vou ver se converso com ele sobre este artigo.


Abraços


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Licio Fernando

On 11/29/06, Ricardo L. A. Banffy [EMAIL PROTECTED] wrote:


Mande um tapa na nuca em nosso nome.




Um pedala!!

--
 ,= ,-_-. =. Licio Fernando [EMAIL PROTECTED], member.fsf.org}
((_/)o o(\_)) Jabber: [EMAIL PROTECTED]  |  I Seek You (Icq): 271062447
 `-' (. . ) `-'   Linux user: 343587 | Ubuntu - GNU/Linux
  \_/ http://www.licio.eti.br

-BEGIN GEEK CODE BLOCK-
Version: 3.1
GCM/CS/s/m d+(--) s: a-- C+++ UL+++ P++ L+++$ E W++ N+++ o K- w--
O M- V- PS+ PE- Y+ PGP+ t++ 5+ X- R+ tv- b+++ DI D G e++ h r++ y+
--END GEEK CODE BLOCK--
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Rafael Evangelista
articulista do msm? uns livros do raymond não fazem ele mudar de opinião?

p/ libertários, argumentos libertários

Ricardo L. A. Banffy escreveu:
 Mande um tapa na nuca em nosso nome.

 Elias Mussi wrote:
 Boas,

 O cara é bom ...  mas em engenharia eletrica ... em SL ele nao tem a
 minima ideia do que está falando ... caiu nas mesmas falácias de
 sempre ...

 Olha q já trabalhei com ele ... desenvolvi um monte de coisa com SL
 ... os servidores eram SL ... tá ... só nunca contei para ele ;)

 Eu respeito pacas o trabalho dele ... mas esse artigo foi triste
 demais ... qdo voltar la na UFMG vou ver se converso com ele sobre
 este artigo.

 Abraços

 ___
 PSL-Brasil mailing list
 PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
 http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
 Regras da lista:
 http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil



-- 
Usuário Linux #352107
Jabber/Gtalk: [EMAIL PROTECTED]
http://rafaelevangelista.oplanob.com
http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate

___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] FUST para conceder preferência a produtos que utilizem software aberto

2006-11-29 Por tôpico Wagner Meira Jr.

Lembrem-se que coisas como Windows CE sao codigo aberto.

Um abraco,

Wagner


Omar Kaminski escreveu:

http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=316572

PL 6685/2006
Acrescenta os §§ 4º e 5º ao art. 5º da Lei nº 9.998, de 17 de agosto 
de 2000, que institui o Fundo de Universalização dos Serviços de 
Telecomunicações, para conceder preferência, no financiamento de 
equipamentos de telecomunicações, a produtos que utilizem software 
aberto.


- 28/11/2006: CCTCI: Designado Relator, Dep. Júlio Semeghini.

[]s
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Re: [PSL-Brasil] FUST para conceder preferência a produtos que utilizem software aberto

2006-11-29 Por tôpico Olival Júnior
A MS não tinha aberto apenas a camada referente ao Windows Mobile (é  
uma camada acima do CE) e apenas para alguns parceiros (como a Palm,  
q precisou personalizar um pedaço para os Treos 700)?


[ ]s,

olival.junior

Em 29/11/2006, às 20:10, Wagner Meira Jr. escreveu:


Lembrem-se que coisas como Windows CE sao codigo aberto.

Um abraco,

Wagner


Omar Kaminski escreveu:

http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=316572

PL 6685/2006
Acrescenta os §§ 4º e 5º ao art. 5º da Lei nº 9.998, de 17 de  
agosto de 2000, que institui o Fundo de Universalização dos  
Serviços de Telecomunicações, para conceder preferência, no  
financiamento de equipamentos de telecomunicações, a produtos que  
utilizem software aberto.


- 28/11/2006: CCTCI: Designado Relator, Dep. Júlio Semeghini.

[]s
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ 
RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ 
RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


[PSL-Brasil] Ministro sugere criação de porta l para fiscalizar gastos públicos

2006-11-29 Por tôpico Ada Lemos

Ministro sugere criação de portal para fiscalizar gastos públicos Por
Redação [EMAIL PROTECTED] do IDG Now!*
Publicada em 29 de novembro de 2006 às 14h34
Atualizada em 29 de novembro de 2006 às 14h36
E-mailhttp://idgnow.uol.com.br/internet/2006/11/29/idgnoticia.2006-11-29.6032323467/sendto_form
Imprimahttp://idgnow.uol.com.br/internet/2006/11/29/idgnoticia.2006-11-29.6032323467/IDGNoticiaPrint_view
Comentehttp://idgnow.uol.com.br/internet/2006/11/29/idgnoticia.2006-11-29.6032323467/comment_form
Erros? http://idgnow.uol.com.br/fale_conosco del.icio.usjavascript:void(0);
Digg javascript:void(0); *a* javascript:setActiveStyleSheet('',
1); *a*javascript:setActiveStyleSheet('Texto Medio', 1);
*a* javascript:setActiveStyleSheet('Texto Grande', 1);

Brasília - Ministro do Planejamento sugere a criação de um portal na web,
para acompanhar a execução de projetos e convênios.

A criação de um portal na internet, para permitir ao acompanhamento da
execução de projetos e convênios é a primeira medida sugerida pelo ministro
do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para aumentar o
controle e a fiscalização de gastos públicos.

Segundo o ministro, no portal estarão registrados todos os programas da
União executados por convênio. Já estamos trabalhando na formatação disso.
Isso vai funcionar nos moldes do Portal da Transparência. Paulo Bernardo
participa de audiência pública na Comissão Parlamentar Mista das
Sanguessugas sobre o controle da fiscalização de gastos públicos.

O ministro afirmou que o principal problema nos convênios é o processo de
controle, que normalmente é lento, e o atraso na prestação de contas,
Segundo ele as irregularidades muitas vezes só são descobertas depois da
celebração dos convênios. Além disso ainda há falta de parâmetros de preços.

Para o ministro, a solução seria modificar o processo de apresentação,
execução e prestação de contas para os convênios. Ele propôs uma série de
medidas para aumentar esse rigor.

Entre as sugestões estão o estabelecimento de regras para a celebração de
convênios com entidades privadas, a proibição de se formalizarem convênios
com entidades integradas por parentes até o segundo grau de membros do
poder, além da padronização do texto dos convênio mais comuns, inclusive com
a definição de parâmetros para o custo máximo das aplicações dos recursos.

Segundo o ministro algumas das medidas têm como ponto positivo a
fiscalização mais presente da Controladoria Geral União (CGU), a diminuição
do número de processos e torna sincrônica a execução orçamentária e
financeira.

Já fizemos algumas consultas informais ao TCU (Tribunal de Contas da
União). Falei com o ministro Ubiratan Aguiar e, na semana que vem vamos
fazer uma consulta formal. Isso (mexer com os convênios) é uma caixa de
marimbondos: você põe a mão e pode levar uma picada.
*Com informações da Agência Brasil. Ministro sugere criação de portal para
fiscalizar gastos públicos Por Redação [EMAIL PROTECTED] do IDG Now!*
Publicada em 29 de novembro de 2006 às 14h34
Atualizada em 29 de novembro de 2006 às 14h36

http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/11/29/idgnoticia.2006-11-29.6032323467/IDGNoticia_view

Brasília - Ministro do Planejamento sugere a criação de um portal na web,
para acompanhar a execução de projetos e convênios.

A criação de um portal na internet, para permitir ao acompanhamento da
execução de projetos e convênios é a primeira medida sugerida pelo ministro
do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para aumentar o
controle e a fiscalização de gastos públicos.

Segundo o ministro, no portal estarão registrados todos os programas da
União executados por convênio. Já estamos trabalhando na formatação disso.
Isso vai funcionar nos moldes do Portal da Transparência. Paulo Bernardo
participa de audiência pública na Comissão Parlamentar Mista das
Sanguessugas sobre o controle da fiscalização de gastos públicos.

O ministro afirmou que o principal problema nos convênios é o processo de
controle, que normalmente é lento, e o atraso na prestação de contas,
Segundo ele as irregularidades muitas vezes só são descobertas depois da
celebração dos convênios. Além disso ainda há falta de parâmetros de preços.

Para o ministro, a solução seria modificar o processo de apresentação,
execução e prestação de contas para os convênios. Ele propôs uma série de
medidas para aumentar esse rigor.

Entre as sugestões estão o estabelecimento de regras para a celebração de
convênios com entidades privadas, a proibição de se formalizarem convênios
com entidades integradas por parentes até o segundo grau de membros do
poder, além da padronização do texto dos convênio mais comuns, inclusive com
a definição de parâmetros para o custo máximo das aplicações dos recursos.

Segundo o ministro algumas das medidas têm como ponto positivo a
fiscalização mais presente da Controladoria Geral União (CGU), a diminuição
do número de processos e torna sincrônica a execução orçamentária e
financeira.

Já fizemos algumas 

Re: [PSL-Brasil] Soh para melhorar...

2006-11-29 Por tôpico Dennis S. Faria




Interessante,

A maioria dos projetos acadmicos/universrios de pesquisa no Brasil,
assim digo universidades pblicas, ainda so subsidiados por dinheiro
pblico, seja Federal, Estadual ou em convnios com fundaes de
carter pblico que recebem dinheiro pblico. Vrias empresas e
profissionais que saram das mesmas universidades no foram
subsidiados por empresas privadas aqui no Brasil, pois no lhes redem
grana e os mesmos no investem em pesquisa! Seria interessante ver os
projetos destes professor e de vrios outros, para sabermos com que
grana foram mantidos! 

Desta forma muitos destes caras acham que uma universidade pblica  a
casa da me joana deles. E seus projetos ainda utilizaram software
proprietrios, ou acabaram lhes redendo divisas em forma de patentes
subsidiado pelo dinheiro pblico, nossos impostos! A grande verdade 
que muitos brasileiros regurgitam no pblico para deixar o seu privado
limpo. E projetos universitrios em software livre so pouqussimos
ainda!


Muito interessante, mesmo!


-

Elias Mussi escreveu:

  Boas,

O cara  bom ...  mas em engenharia eletrica ... em SL ele nao tem a minima 
ideia do que est falando ... caiu nas mesmas falcias de sempre ...

Olha q j trabalhei com ele ... desenvolvi um monte de coisa com SL ... os 
servidores eram SL ... t ... s nunca contei para ele ;)

Eu respeito pacas o trabalho dele ... mas esse artigo foi triste demais ... 
qdo voltar la na UFMG vou ver se converso com ele sobre este artigo.

Abraos

  




___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Re: [PSL-Brasil] FUST para conceder preferência a produtos que utilizem software aberto

2006-11-29 Por tôpico Wagner Meira Jr.

Na epoca da discussao ao redor do FUST e computador popular, esse argumento
(do CE ser aberto) foi usado varias vezes em contraposicao a solucao livre.
Sinceramente nunca verifiquei a veracidade.

Mas sempre que se fala de codigo aberto explicitamente, nao esta se falando
de codigo livre, e apenas um corta luz para amenizar a falta de 
liberdade e prover

uma pseudo transparencia.

Um abraco,

Wagner



Olival Júnior escreveu:
A MS não tinha aberto apenas a camada referente ao Windows Mobile (é 
uma camada acima do CE) e apenas para alguns parceiros (como a Palm, q 
precisou personalizar um pedaço para os Treos 700)?


[ ]s,

olival.junior

Em 29/11/2006, às 20:10, Wagner Meira Jr. escreveu:


Lembrem-se que coisas como Windows CE sao codigo aberto.

Um abraco,

Wagner


Omar Kaminski escreveu:

http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=316572

PL 6685/2006
Acrescenta os §§ 4º e 5º ao art. 5º da Lei nº 9.998, de 17 de agosto 
de 2000, que institui o Fundo de Universalização dos Serviços de 
Telecomunicações, para conceder preferência, no financiamento de 
equipamentos de telecomunicações, a produtos que utilizem software 
aberto.


- 28/11/2006: CCTCI: Designado Relator, Dep. Júlio Semeghini.

[]s
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil 



___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da 
lista:http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil 



___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


[PSL-Brasil] Grupo decifra computador grego da antiguidade

2006-11-29 Por tôpico Ada Lemos

*Grupo decifra antigo computador grego

**Pesquisadores mostraram como funciona a máquina de Anticítera, uma
calculadora astronômica do século 2º a.C.

Tomografia com raios X permitiu a reconstrução virtual do mecanismo; peça
remonta aos escritos do astrônomo grego Hiparco

*http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe3011200601.htm

*RAFAEL GARCIA*
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de cientistas conseguiu decifrar um enigma que derrotou arqueólogos
durante todo o século 20. Em estudo publicado hoje, eles revelam como
funciona a máquina de Anticítera, um computador astronômico grego do século
2º a.C. movido a engrenagens. Usando tomografia de raios X para observar a
peça, extremamente deteriorada, os pesquisadores desvendaram uma tecnologia
avançada para a época, que só encontraria sofisticação igual um milênio
depois.
Um dos mostradores na parte de trás da máquina serve para prever eclipses e
é baseado em um ciclo antigo conhecido como ciclo de Saros, explicou à
Folha o pesquisador Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, Reino Unido. É
um ciclo de 223 meses lunares, que por volta do século 5 a.C se difundiu
entre os astrônomos babilônicos e, provavelmente, gregos.
E o nível de sofisticação do aparelho vai além. O mostrador frontal da
máquina contava anos solares e meses lunares, e um terceiro mostrador,
atrás, era uma tentativa de prever a oscilação de velocidade da órbita
lunar. (A Lua tem uma órbita elíptica e se move mais rápido quando está mais
próxima da Terra.) Os gregos não sabiam disso na época, mas eles sabiam que
o movimento não era uniforme, diz Freeth. O que essas engrenagens fazem é
modelar uma teoria particular sobre essa variação, criada pelo famoso
astrônomo Hiparco.
A máquina agora desvendada foi achada em 1900 por um catador de esponjas,
num navio naufragado na ilha grega de Anticítera. Arqueólogos acreditam de
fato que a embarcação tenha partido da ilha de Rodes, onde vivia Hiparco.
Não podemos estabelecer ligação direta entre ele e a máquina de Anticítera,
mas é tentador pensar que o próprio Hiparco possa ter ajudado a fazê-la,
diz Freeth. Só que ele morreu em 126 a.C., uma das datas mais antigas
possíveis para a máquina. Ela deve ter sido feita depois de sua morte.
Segundo Freeth e seus colegas, que descrevem o mecanismo hoje em artigo na
revista Nature, a máquina de Anticítera força uma revisão da história da
tecnologia na Antigüidade. Essa máquina é uma sobrevivente isolada daquilo
que deve ter sido uma longa tradição em fazer esses mecanismos, diz.
Ninguém poderia fazer algo sofisticado assim na primeira tentativa de
produzir uma calculadora mecânica.
Existem referências na historiografia romana a um mecanismo desse tipo feito
por Arquimedes, em Siracusa, e a outro que teria sido importado da
Macedônia, mas nenhum sobreviveu ao tempo. Freeth, porém, não acredita que
esses relatos tenham algo a ver com a máquina de Anticítera.

*O X da questão*
Para elaborar uma reconstituição confiável dos mecanismos internos, os
pesquisadores da universidades de Cardiff, Atenas e Salônica tiveram de
recompor um conjunto de peças que estavam em estado lamentável de
conservação. Com suas peças de madeira e bronze parcialmente corroídas pelo
mar, a máquina estava picotada em mais de 80 pedaços.
Usando tomografia tridimensional de raios X e imagens de superfície de alta
resolução, foi possível obter modelos muito melhores do formato das
engrenagens e de inscrições que haviam se apagado.
Mas toda essa tecnologia não dispensou um bocado de trabalho de raciocínio.
As 29 engrenagens identificadas pelos cientistas não estavam encaixadas, e
montar o quebra-cabeças exigiu grande esforço coletivo. Os pesquisadores
tiveram ainda de postular a existência de uma engrenagem extra. Fizemos
isso para fazer o modelo funcionar, pois sabemos que parte dele se perdeu ao
ficar 2.000 anos no mar, diz Freeth. Algumas inscrições nos mostradores,
aliás, indicam que o mecanismo poderia ajudar a prever também as posições
dos planetas conhecidos, mas isso é especulação, afirma.
O fato de parte do modelo ter se perdido abre espaço para interpretações
alternativas à do grupo de Freeth. Como a evidência material é fragmentada,
propor alguns chutes é inevitável, escreveu o arqueoastrônomo François
Charette em comentário na Nature. Mas esse novo modelo é altamente
sedutor e convincente em todos os detalhes.
___
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil