2009/2/20 Renato S. Yamane <[email protected]>

> Em 20-02-2009 12:17, Otacílio de Araújo Ramos Neto escreveu:
>
>> O que eles tem lá eh o nó central de um grande sistema de arquivos
>> distribuidos.
>>
>
> Otacílio, nenhuma lei no mundo proibe que alguém hospede arquivos torrent,
> pois eles não são protegidos por leis de direitos autorais.
>

Não sei quanto às leis. Concordo que os .torrent não são contéudo pirata.
Mas o *The Pirate Bay* não apenas hospeda .torrent, ele é *tracker* (além de
promover a pirataria).

Leiam: http://thepiratebay.org/about


> No atual momento, essa acusação já foi derrubada.


Para deixar claro: Renato está se referindo à acusação do TPB estar
hospedando conteúdo ilegal.


> Se os juízes que estão julgando o caso já afirmaram que isso não é crime,
> então não adianta nós ficarmos aqui discutindo isso.


O que não seria crime, segundo os juízes? Renato, por favor, nos auxilie
referenciando "as últimas notícias" que sejam importantes para a compreensão
da sua fala.


> Só porque não existem diretórios você acha que não é um sistema de
>> arquivos?
>>
>
> Ninguém disse nada sobre sistemas de arquivos.


Renato, não se preocupe tanto em refutar cada frase; sugiro que invés disso
você dê uma olhada *no todo* do texto do Otacílio. Eu vi uma boa analogia
nele.


> E um sistema de arquivos muito eficiente, onde eles armazenam apenas os
>> índices, como um inode. E o cara lê o inode e vai buscar na posição física o
>> arquivo.
>>
>
> Sistema de arquivos, inodes, índices? Por favor, né! Abra um arquivo
> torrent e veja o que há nele.


Renato, está muito claro para mim que ele [o Otacílio] nos oferece uma
analogia. Se ele não tiver feito isso conscientemente, não importa. Ficou
uma boa analogia, na minha opinião.

Aliás, eu até fiquei pensando no significado da expressão "sistema de
arquivos distribuído".


>  O sistema é deles, montaram o sistema e apenas porque não se encaixa no
>> senso comum de sistemas de arquivos o pessoal não acha que é um sistema de
>> arquivos.
>>
>
> Pelo amor de Deus, você está achando que o TPB tem um sistema de arquivos
> próprio, e eles criaram isso?


Infelizmente parece muito que o Otacílio não intencionava fazer uma
analogia...

Mas o acabou nos dando uma boa analogia!

Ainda pode ser o caso do Torrent realmente ser um "sistema de arquivos
distribuído". Eu realmente não sei se o Torrent  pode ser considerado assim.


> O TPB só armazena arquivos torrent. E nenhum desses arquivos torrent são
> protegidos por direitos autorais.


O *The Pirate Bay* não apenas hospeda .torrent, ele é *tracker*.

Leia: http://thepiratebay.org/about

Mais: http://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_tracker


> O pessoal via lá e faz o upload do arquivo torrent. Pronto, já está
> indexado.


*"Trackers merely coordinate communication between peers attempting to
download the payload of the torrents"*. FONTE:
http://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_tracker

O *tracker* é indispensável para o funcionamento do sistema Torrent. Ou não?

 Adapte-se a enxergar as coisas novas! O sistema de arquivos é deles e os
>> outros piratas são os blocos da superfície do disco.
>>
>
>
Você realmente não está entendendo o que é um arquivo torrent,


Se ele não está entendendo, não sei como aconteceu, mas ele nos deu uma boa
analogia. É fato.

Ainda, é possível que ele esteja entendendo mas não esteja se expressando
bem, de forma que algumas palavras dele deixe-nos pensar que ele não faz
analogia, mas afirma ser o Torrent um sistema de arquivos.


> e pelo que estou notando você acha que essa tecnologia foi inventada pelo
> TPB.


Também parece isso, que ele o Otacília acha que o Torrent foi inventado pelo
TPB.

Ele estar errando nisso não tem importância maior para a discussão... Tem?

É interessante deixarmos claro que o *The Pirate Bay* não inventou o
Torrent. Só que o Otacílio ter errado nessa parte de seu raciocínio não
invalida todo o seu raciocínio.

Por favor, não deixem de considerar/avaliar o que alguém tem a dizer por
causa de um erro, ainda que este erro seja ridículo no contexto da
discussão. Se alguém erra em umas coisas, ainda pode estar acertando em
outras. Vai depender de como são feitas as conexões entre umas afirmações e
outras elaboração do raciocínio.

Sinceramente, eu estou concordando com várias das colocações do Renato, mas
não estou gostando da estratégia dele com esse insistente "Otacílio não está
entendendo nada". Isso não "acrescenta", apesar de poder persuadir.


> O Google pode até informar os arquivos torrent, mas não armazena lá os
>> arquivos e essa é a grande diferença deles para o TPB.
>>
>
> Faça a procura conforme eu lhe indiquei no e-mail anterior e clique no link
> "em cache". Pronto... Você notará que o Google armazenou o arquivo, que está
> no cache dos servidores deles.
>

Estes arquivos não deveriam ser *cacheados*. É razoável pensar que a Google
não deseja eles lá, em seu *cache*, extamente para não se comprometer
legalmente. Se não há uma regulamentação a esse respeito, deveria haver.

Alexandre Magno

Responder a