2009/2/20 Renato S. Yamane <[email protected]> > Em 20-02-2009 12:17, Otacílio de Araújo Ramos Neto escreveu: > >> O que eles tem lá eh o nó central de um grande sistema de arquivos >> distribuidos. >> > > Otacílio, nenhuma lei no mundo proibe que alguém hospede arquivos torrent, > pois eles não são protegidos por leis de direitos autorais. >
Não sei quanto às leis. Concordo que os .torrent não são contéudo pirata. Mas o *The Pirate Bay* não apenas hospeda .torrent, ele é *tracker* (além de promover a pirataria). Leiam: http://thepiratebay.org/about > No atual momento, essa acusação já foi derrubada. Para deixar claro: Renato está se referindo à acusação do TPB estar hospedando conteúdo ilegal. > Se os juízes que estão julgando o caso já afirmaram que isso não é crime, > então não adianta nós ficarmos aqui discutindo isso. O que não seria crime, segundo os juízes? Renato, por favor, nos auxilie referenciando "as últimas notícias" que sejam importantes para a compreensão da sua fala. > Só porque não existem diretórios você acha que não é um sistema de >> arquivos? >> > > Ninguém disse nada sobre sistemas de arquivos. Renato, não se preocupe tanto em refutar cada frase; sugiro que invés disso você dê uma olhada *no todo* do texto do Otacílio. Eu vi uma boa analogia nele. > E um sistema de arquivos muito eficiente, onde eles armazenam apenas os >> índices, como um inode. E o cara lê o inode e vai buscar na posição física o >> arquivo. >> > > Sistema de arquivos, inodes, índices? Por favor, né! Abra um arquivo > torrent e veja o que há nele. Renato, está muito claro para mim que ele [o Otacílio] nos oferece uma analogia. Se ele não tiver feito isso conscientemente, não importa. Ficou uma boa analogia, na minha opinião. Aliás, eu até fiquei pensando no significado da expressão "sistema de arquivos distribuído". > O sistema é deles, montaram o sistema e apenas porque não se encaixa no >> senso comum de sistemas de arquivos o pessoal não acha que é um sistema de >> arquivos. >> > > Pelo amor de Deus, você está achando que o TPB tem um sistema de arquivos > próprio, e eles criaram isso? Infelizmente parece muito que o Otacílio não intencionava fazer uma analogia... Mas o acabou nos dando uma boa analogia! Ainda pode ser o caso do Torrent realmente ser um "sistema de arquivos distribuído". Eu realmente não sei se o Torrent pode ser considerado assim. > O TPB só armazena arquivos torrent. E nenhum desses arquivos torrent são > protegidos por direitos autorais. O *The Pirate Bay* não apenas hospeda .torrent, ele é *tracker*. Leia: http://thepiratebay.org/about Mais: http://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_tracker > O pessoal via lá e faz o upload do arquivo torrent. Pronto, já está > indexado. *"Trackers merely coordinate communication between peers attempting to download the payload of the torrents"*. FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_tracker O *tracker* é indispensável para o funcionamento do sistema Torrent. Ou não? Adapte-se a enxergar as coisas novas! O sistema de arquivos é deles e os >> outros piratas são os blocos da superfície do disco. >> > > Você realmente não está entendendo o que é um arquivo torrent, Se ele não está entendendo, não sei como aconteceu, mas ele nos deu uma boa analogia. É fato. Ainda, é possível que ele esteja entendendo mas não esteja se expressando bem, de forma que algumas palavras dele deixe-nos pensar que ele não faz analogia, mas afirma ser o Torrent um sistema de arquivos. > e pelo que estou notando você acha que essa tecnologia foi inventada pelo > TPB. Também parece isso, que ele o Otacília acha que o Torrent foi inventado pelo TPB. Ele estar errando nisso não tem importância maior para a discussão... Tem? É interessante deixarmos claro que o *The Pirate Bay* não inventou o Torrent. Só que o Otacílio ter errado nessa parte de seu raciocínio não invalida todo o seu raciocínio. Por favor, não deixem de considerar/avaliar o que alguém tem a dizer por causa de um erro, ainda que este erro seja ridículo no contexto da discussão. Se alguém erra em umas coisas, ainda pode estar acertando em outras. Vai depender de como são feitas as conexões entre umas afirmações e outras elaboração do raciocínio. Sinceramente, eu estou concordando com várias das colocações do Renato, mas não estou gostando da estratégia dele com esse insistente "Otacílio não está entendendo nada". Isso não "acrescenta", apesar de poder persuadir. > O Google pode até informar os arquivos torrent, mas não armazena lá os >> arquivos e essa é a grande diferença deles para o TPB. >> > > Faça a procura conforme eu lhe indiquei no e-mail anterior e clique no link > "em cache". Pronto... Você notará que o Google armazenou o arquivo, que está > no cache dos servidores deles. > Estes arquivos não deveriam ser *cacheados*. É razoável pensar que a Google não deseja eles lá, em seu *cache*, extamente para não se comprometer legalmente. Se não há uma regulamentação a esse respeito, deveria haver. Alexandre Magno
