> Marcelo eu sinceramente não sei mais uma coisa é certa. Nós estamos
> ficando
> velhos, a juventude esta utilizando pouco SL. A única coisa que eles
> pensam
> hoje é em MAC, Windows e muito amis muito poucos em SL. Nós que ainda
> tentamos sustentar o SL de cursos gratuitos, eventos, células sabemos que
> cada vez menos pessoas novas estão ingressando ao SL. Pior, utilizar
> realmente o linux como uma alternativa. Me doi quanto vejo um cara como
> referencia em SL utilizando o windows e diz "Estou usando porque o mercado
> [...]

  Porque perdemos o senso de comunidade e a capacidade de encantar as
pessoas com uma proposta real de alternativa. Quando vendemos a ideia de
apenas mais uma solução técnica de mercado nos tornamos descartáveis
assim que uma solução supostamente melhor, bonita ou na moda apareça.

  Falávamos de um mundo justo, sustentável e melhor. E agora? É este
caminho que vai atrair mais pessoas, ou garantir o sucesso? Sobre a pena
de nos tornamos aquilo que combatíamos?

  Prefiro poucos com o espírito, ideias e ideais inabaláveis de um
Stallman do que "empresários e técnicos" bem sucedidos. O mercado, todos
aqueles que estão nele já há algum tempo sabem que nos engole a todos e
cospe assim que nos não geremos mais retorno, resultados financeiros.
Conheço inúmeros casos.

  Em uma comunidade estamos sempre acolhidos, protegidos e prontos para
tentar mais um dia. Não conheço um sujeito sequer, que acredite em um
ideal comum, que não estenda a mão para um irmão de luta.

  Este espaço surgiu para isto, para congregamos nossos ideais e crenças.
Nem sempre concordávamos, nem sempre éramos amigos, mas um caminho
estava bem claro.

  Que o debate volte a ser filosófico, sobre ideias e ideais e menos sobre
técnica ou mercado.

  Ninguém aqui vai deixar de ir atrás do seu sustento, e não é isso que eu
falo. Mas o sustento material vem e vai, e continuamos, mas se perdemos
os nossos ideais, perdemos todo o sentido da luta.