2009/2/5 VALERIO KIKUCHI <vkiku...@acasadolinux.com.br>

>  Não, não, muito mais suave: conversar, vender, explicar, tentar convencer,
> etc... mais como mkt e venda do que como pressão... e longe de "dar
> bronca"...

Ok. Eu acho que esse tipo de "malhação" (alertar sobre as amarras do SP sem
ficar dando bronca) pode ser feito a qualquer momento, mesmo que não haja
nem sombra de uma aplicação livre substituta. Tipo, se é uma "malhação" bem
leve e sem pressão, o máximo que vai acontecer é deixar a pessoa com uma
pulga atrás da orelha. Então ela vai ficar mais alerta quando esbarrar numa
oportunidade.

É justamente com essas pessoas que devemos gerar uma empatia e mostrar que
há uma saída, que no mundo os usuários não estão destinados a ficar reféns
dos fornecedores. Mesmo que a realidade dessa pessoa seja de dependência,
ela não deve aceitar essa dependência como permanente e sem solução. Só em
saber que as coisas não eram para ser assim faz com que a pessoa ganhe
visão. Com essa visão ela vai poder enchergar quais caminhos aprisionam e
quais libertam, e quando ela puder escolher, vai escolher os caminhos que
libertam.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA