On 4/16/07, Jefferson Santos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Infelizmente somos seres limitados e não podemos entender tudo de tudo.
Eu realmene não sei como funciona várias tecnologias que uso hj, nem fiquei
lendo o fonte do kernel antes de usar.

Mas se um dia você precisar, você vai poder. Porque você usa algo que
te dá essa liberdade. Você não montou um estilo de vida que depende de
algo que você é proibido por lei de melhorar.

O fato de disponibilizar o fonte do sitema que as crianças vão usar na
escola não garante que elas vão entender oq tem lá e nem que o Brasil vai
ser avançar na proução de software por isso. Obviamente que com isso vc
aumenta as possibilidades, porém não significa que sem o mesmo elas não
existam.

Mas se você fizer tudo isso com software proprietário você garante que
se elas não poderão melhorar aquilo que usam. Elas terão que
reinvendar a roda e gastar sua criatividade com problemas já
resolvidos.

Acredito que o principal, é ensinar a criança usar o computador como uma
ferramenta, para poder buscar informações, para poder conversar, para poder
disputar uma vaga de emprego. É dar a ferramenta e ensinar usar direito e
com responsabilidade, ensinar a criança a não se perder no meio de tanta
informação que existe na Internet e ter um olhar crítico sobre esta
informações e também sobre o mundo.

E a se tornar dependente de algo que a colocou completamente a margem
do processo de criação, e que nunca nunca nunca vai ser dela. Nunca
vai ser dela. Ela nunca vai ter. Nunca vai poder levar para onde
quizer. Nunca vai poder descobrir como funciona. Tudo que ela vai
poder ouvir é um "não!", "você está roubando de nós!", "Isso nos
pertence!", "Você só pode obter isto de nós", "Nos dizemos o que é bom
para você!", "Você vai precisar de um computador de R$ 5.000,00 para
acessar a internet e apenas usando os padrões que nós acharmos
interessantes!"

Ai sim acredito que termos grandes avanços.

A unica coisa que não concordamos é que eu acho que a afirmação que o
avanço tecnológico em software só se sustenta com o modelo livre e que
isso não é uma visão radical, e você acha que se sustenta com os dois,
afimar o contrário seria radical.

On 4/16/07, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <[EMAIL PROTECTED]