2009/2/17 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> sobre
> sustentar
>
> Esse mecanismo foi estabelecido para criar um incentivo econômico à
> criação de bens culturais.

UM incentivo. Existem outros, possivelmente. A idéia é justamente que esse
incentivo é defasado, irreal, injusto, anacrônico para os dias de hoje.

Aliás, hello-o? Cortaram o meu argumento dos efeitos colaterais das leis de
copyright na livre expressão e ninguém falou mais neles. Acham mesmo isso
irrelevante para a discussão?

> ...que, aliás, segundo consta, não foi apertada...
> A bunda era dela e apertar, passar a mão ou fazer com a bunda da moça
> qualquer coisa com a qual a dona da bunda não concorde é sim um abuso.

Não discordei disso, disse apenas que o relatado não ocorreu.

> físico
> que
>

> Eu acho que devo ter direito de determinar como as idéias que eu ponho
> no mundo serão reproduzidas. Se eu disse que não é pra fazer tal coisa

Senão você não as põe no mundo?
Idéias são etéreas, não têm dono. A "propriedade intelectual" é um artifício
- que inclusive não contempla todas as características da propriedade real -
criado há muito tempo com um objetivo específico que não tem sido cumprido
hoje em dia com a tecnologia existente e os mecanismos atuais.

com ela, eu espero ser respeitado na minha vontade. Se alguém quer
> fazer algo com uma idéia, que tenha uma própria. É baratinho, na
> maioria dos casos.

Isso que você diz ignora tanta coisa! Como alguém chegar à mesma idéia por
vias independentes. Ou ouvir a sua idéia e assimilá-la - que é algo que não
dá pra ser desfeito ou evitado. Você simplesmente parte do pressuposto de
idéia como posse... pra chegar à conclusão de idéia como posse (pelo menos é
posse baratinha, né?).

> É interessante pensar o quanto essas proteções influenciaram na
> qualidade e quantidade desses produtos sem existência física. Ou você
> vai dizer que 300 anos atrás havia mais abundância e qualidade?

Determinar essas leis e conceitos como causadores da abundância e qualidade
é muito mais complicado do que isso. Vou me eximir desse GOSUB imenso que
seria para a discussão e dizer apenas que hoje, novamente, essas idéias se
mostram claramente inadequadas para o mundo atual, NO MÍNIMO por não serem
cumpridas por virtualmente NINGUÉM. E se você responder dizendo que porque
todo mundo rouba, roubar é certo, não entendeu meu argumento.

[]s,

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")